SAF entrega 20 toneladas de alimentos a entidades sociais em Teresina

Ação beneficiou cerca de 1.300 famílias atendidas por entidades socioassistenciais
Redação

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta quarta-feira (17/12), a entrega de 20 toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar a entidades que atuam com famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial. A ação ocorreu na quadra do Projeto MP3 – Movimento Pela Paz na Periferia, localizada no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina.

Ao todo, dez instituições serão beneficiadas, atendendo cerca de 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial. Os alimentos adquiridos foram produzidos por agricultores familiares dos municípios de Teresina, Buriti dos Lopes, Coivaras, Esperantina e José de Freitas.

Durante a entrega de alimentos promovida pela SAF, a secretária Rejane Tavares destacou o alcance social e econômico da ação, realizada em um período simbólico, próximo ao Natal. Segundo ela, a entrega em Teresina representa o encerramento de um ciclo de ações realizadas em todo o estado ao longo do mês de dezembro.

“Estamos entregando hoje 20 toneladas de alimentos, numa ação simbólica aqui em Teresina, mas fechamos o ano com mais de mil toneladas adquiridas da agricultura familiar e distribuídas às entidades socioassistenciais. São quase R$ 10 milhões investidos no PAA, em parceria com o MDS, e no PAS, que é o programa do Estado, que este ano bateu recorde de aquisições”, afirmou a secretária.

A representante do MP3, Franciana Moura, destacou a importância da parceria com a SAF para o funcionamento das ações sociais desenvolvidas pela entidade, especialmente no atendimento à população em situação de rua. Para ela, a entrega dos alimentos reforça um trabalho diário de cuidado e acolhimento.

“Essa parceria é muito importante porque temos o projeto Cozinha Solidária, onde servimos café da manhã, almoço e lanche para pessoas em situação de rua. Essa entrega vem somar para que possamos oferecer uma alimentação mais saudável”, explicou Franciana, ao relatar a atuação da entidade. Ela concluiu informando que o projeto atende, em média, 150 refeições por dia, beneficiando de 50 a 60 pessoas em situação de rua diariamente.

O deputado estadual Francisco Limma destacou que a entrega das 20 toneladas de alimentos representa dignidade para as famílias atendidas e reforça a integração entre políticas sociais e geração de renda no estado. Ele enfatizou a importância da união entre recursos estaduais e federais.

“É uma iniciativa que reúne quem produz, quem compra e quem recebe. Você combina um ato solidário com geração de renda, comprando produtos da agricultura familiar a preço justo e garantindo alimento saudável para quem precisa”, afirmou o parlamentar.

O diretor da Associação Manancial da Vida, Raniery Nascimento, destacou a relevância do apoio da SAF para a manutenção do trabalho desenvolvido pela instituição, que acolhe pessoas com dependência química e transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

“Nossa capacidade de acolhimento é de até 120 pessoas e fazemos cinco refeições por dia. Esse alimento saudável distribuído pela Secretaria faz toda a diferença no cuidado e no tratamento das pessoas que acolhemos”, diz.

As entregas fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e do Programa de Alimentação Saudável (PAS), financiado pelo Governo do Estado do Piauí. O investimento total destinado à compra dos alimentos é de aproximadamente R$ 100 mil.

Leia também