Apagão em São Luís foi causado por problema em subestação, confirma prefeito
Blecaute ocorre em meio a onda de violência entre facções na capital maranhense
Um apagão de grandes proporções deixou São Luís e cidades da região metropolitana sem energia elétrica na noite deste domingo (26). Moradores relataram interrupção total no fornecimento de energia em diversos bairros da capital, além dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
Confira imagens:
Segundo informações preliminares, o blecaute ocorreu de forma repentina por volta do início da noite, pegando a população de surpresa. Em alguns pontos, houve relatos de oscilações antes do apagão total. Até o momento, a causa da interrupção não foi oficialmente informada pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado.
Diante do apagão, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, se pronunciou nas redes sociais e informou que o problema foi causado por uma falha na subestação da Eletronorte, localizada na entrada da cidade.
“Acabo de falar com a direção da Equatorial, que informou que a causa do apagão em vários bairros da cidade foi um problema na subestação da Eletronorte na entrada de São Luís. Segundo a empresa, todas as manobras já estão sendo realizadas para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível. Vamos acompanhar toda a situação” , declarou Braide.
A Equatorial Maranhão ainda não divulgou o tempo estimado para o restabelecimento completo do fornecimento.
O governador Carlos Brandão também se pronunciou nas redes sociais sobre o apagão que atingiu a Grande Ilha. Ele informou que o governo está acompanhando de perto a situação e que, segundo a Equatorial, a falha ocorreu na subestação da Eletronorte, afetando o fornecimento de energia em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Brandão destacou ainda que alguns pontos já tiveram o serviço restabelecido e reforçou que o Estado segue monitorando o caso até que o fornecimento seja totalmente normalizado.
💡🚨 Estamos acompanhando o apagão que atingiu a Grande Ilha. A Equatorial nos informou que houve uma falha na subestação da Eletronorte e trabalha para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.…
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) October 27, 2025O episódio ocorre em meio a um mês marcado pelo aumento da violência na Grande São Luís. Outubro tem registrado uma série de ocorrências graves, incluindo tiroteios, ataques a coletivos e assassinatos em diferentes bairros da capital. Segundo o governador Carlos Brandão, 35 pessoas já foram presas entre quinta e sexta-feira (24), suspeitas de envolvimento nos atentados.
Equipes técnicas foram acionadas para investigar as causas e restabelecer o serviço. A expectativa é de que o fornecimento seja normalizado ainda nas próximas horas.