Sensação térmica pode chegar a 50ºC no Piauí durante o B-R-O Bró de 2025; entenda
O cenário tende a ser ainda mais grave com a combinação entre altas temperaturas e umidade baixa
Os piauienses já estão acostumados com o calor intenso dos meses que compõem o tradicional B-R-O Bró — quando as temperaturas disparam e a umidade do ar despenca. No entanto, o ano de 2025 pode marcar um dos períodos mais extremos já registrados no estado, com sensação térmica podendo ultrapassar os 50ºC, segundo alerta do climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, ao Conecta Piauí.
O aviso foi feito nesta quarta-feira (16/04), após registros atípicos de temperatura em pleno mês de abril. O profissional reforça que nas áreas urbanas, o cenário tende a ser ainda mais grave: a combinação entre altas temperaturas, umidade baixa e concentração populacional transforma o ambiente em algo insalubre para a saúde.
"Hoje nós temos elementos que credenciam para que o B-R-O Bró de 2025 seja bem mais quente. Além da tendência ascendente mesmo dos últimos anos de nós apresentarmos desse equinócio de primavera, que é a época do BRO Bró mais elevado, por conta das mudanças climáticas, da emergência climática, nós temos o fato de que a nossa temporada chuvosa foi bastante irregular, ou seja, com pouca chuva. Nós tivemos uma quebra de mais de 50% da expectativa de chuva para a temporada chuvosa", explicou.
Calor extremo e riscos à saúde
A elevação drástica da temperatura preocupa autoridades sanitárias e ambientais, pois o calor extremo está diretamente relacionado ao aumento de problemas respiratórios, desidratação, insolação e agravos cardiovasculares, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A orientação é reforçar a hidratação, evitar exposição solar prolongada e ficar atento aos alertas das autoridades.
Um inimigo agravante: as queimadas
Além do calor natural, outro fator que contribui para agravar o cenário é a ação humana. Werton Costa destaca a importância de combater o que chamou de “elemento volitivo”, ou seja, a intenção humana de provocar incêndios, prática comum no interior do estado nesta época do ano.
Estado se prepara para enfrentar o B-R-O Bró
Diante das previsões alarmantes, os órgãos públicos já estão se mobilizando. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual estão em articulação para intensificar o monitoramento climático e as ações preventivas em áreas de risco.
Nas regiões mais afetadas pela estiagem, a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou um novo processo de licitação para contratação de carros-pipa, com o objetivo de garantir o abastecimento de água potável a comunidades isoladas, onde a seca compromete até mesmo o consumo básico.