Vigilância Sanitária realiza ação educativa em distribuidoras de Teresina

Fiscalização alerta sobre adulteração e reforça qualificação de fornecedores de bebidas
Redação

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (GEVISA) realizaram, nesta sexta-feira (10), inspeções educativas em distribuidoras e depósitos de bebidas alcoólicas da capital. A ação, que contou ainda com a parceria do Ministério da Agricultura (MAPA), teve como objetivo orientar os estabelecimentos sobre a importância da compra segura e da verificação da procedência das bebidas comercializadas, além de identificar possíveis produtos clandestinos.

Foto: Ascom DIVISA
Vigilância Sanitária realiza ação educativa em distribuidoras de Teresina

Durante as inspeções, os fiscais reforçaram a necessidade de qualificação dos fornecedores e alertaram os responsáveis pelos estabelecimentos sobre como identificar sinais de adulteração ou clandestinidade nos produtos. Também foi feito o rastreamento dos lotes disponíveis, com análise dos rótulos, notas fiscais e embalagens. Nenhuma suspeita de adulteração foi encontrada durante a fiscalização.

As orientações incluíram ainda cuidados como a exigência de nota fiscal nas compras, checagem do registro do produto nos órgãos reguladores, atenção à integridade das embalagens, entre outras. “O foco da ação é proteger a saúde da população, tendo em vista os casos de intoxicação por metanol no país”, ressaltou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

No Piauí, dos quatro casos suspeitos notificados, dois já foram descartados. Até o momento, não há confirmação laboratorial de intoxicação por metanol no estado.

Leia também