Brasileiros no exterior protestam contra a PEC da Blindagem

Mobilizações ocorrem em mais de 30 cidades, 22 capitais brasileiras, além de países da Europa
Redação

Brasileiros que vivem no exterior também se juntaram às manifestações contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados. Neste domingo (21/09), atos foram registrados em capitais como Paris, Lisboa, Londres e Berlim, organizados por coletivos de apoio à democracia e comunidades de brasileiros no exterior.

Foto: Reprodução
Brasileiros no exterior protestam contra a PEC da Blindagem

Em Berlim, o protesto teve concentração em frente à embaixada, reunindo representantes da comunidade brasileira, além do músico Russo Passapusso, conhecido por seu trabalho como vocalista da banda Baiana System. Os manifestantes pediram o fim da “PEC da Bandidagem” e reforçaram o lema “sem anistia”, em referência ao projeto de perdão a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. “Bandido não se cria”, afirmaram em palavras de ordem durante o ato.

Entenda a proposta

A PEC nº 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem, prevê que a abertura de ações penais contra parlamentares só possa acontecer com autorização da maioria absoluta da própria Casa Legislativa (Câmara ou Senado). O texto aprovado amplia a proteção a deputados e senadores, dificultando investigações criminais. Críticos classificam a medida como um retrocesso democrático e um risco à transparência no Legislativo.

Paralelo a isso, tramita no Congresso o chamado PL da Anistia, que pretende perdoar crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão, é citado entre os beneficiados.

Protestos em todo o Brasil

No Brasil, as manifestações ocorreram em pelo menos 30 cidades, incluindo 22 capitais e o Distrito Federal. Foram convocados por partidos e movimentos de esquerda, como PT e PSOL, além de centrais sindicais, coletivos populares e artistas da música nacional. No Rio de Janeiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque puxaram o coro em Copacabana, enquanto em São Paulo, a Avenida Paulista recebeu milhares de pessoas em frente ao Masp.

Manifestação em Teresina

No Piauí, a Praça Pedro II, no Centro de Teresina, se tornou palco das manifestações contra a proposta. Movimentos sociais, sindicatos, estudantes e lideranças políticas marcaram presença no ato, que denunciou a PEC da Blindagem como uma ameaça direta à democracia e à fiscalização das ações do Congresso Nacional.

Foto: Conecta Piauí
Protesto contra PEC da Blindagem reúne movimentos sociais em Teresina

Veja o vídeo:

Leia também