Carro do presidente do Equador é apedrejado durante protestos em Cañar

Até o momento, não foi confirmado se houve disparos de arma de fogo durante o incidente
Redação

O carro do presidente do Equador, Daniel Noboa, foi alvo de um ataque quando se dirigia a um evento na província de Cañar. Segundo informou uma ministra do governo, o veículo foi cercado por cerca de 500 pessoas que lançaram pedras e, posteriormente, foram encontradas marcas que aparentam ser de tiros na lataria.

Em contrapartida, a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) acusou o governo de ter promovido uma ação violenta e orquestrada contra manifestantes que aguardavam a chegada de Noboa. A organização afirmou que a “ação policial e militar brutal” deixou feridos e resultou na prisão arbitrária de pelo menos cinco pessoas, incluindo mulheres idosas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Carro do presidente do Equador é apedrejado durante protestos em Cañar

A Conaie está em greve há 16 dias, promovendo marchas e bloqueios em rodovias em protesto contra a decisão do governo de eliminar o subsídio ao diesel — uma medida que tem provocado tensão em diversas regiões do país.

Vídeos divulgados pela Presidência do Equador mostram pedras sendo arremessadas contra o veículo presidencial e janelas rachadas. Em outra imagem, é possível ver um carro com os vidros e o para-brisa quebrados. Até o momento, não foi confirmado se houve disparos de arma de fogo durante o incidente.

Leia também