Sem tradicional corso, blocos e escolas de samba animam carnaval em Teresina
Bloco do Paçoca e Brasa Samba fortalecem tradição e cultura nas ruas da capitalO carnaval de Teresina ganha força com a união de blocos de rua e escolas de samba que mantêm viva a tradição da festa popular. Entre eles, o Bloco do Paçoca e a Brasa Samba se destacam pela parceria em apresentações e atividades culturais.
Com 32 anos de história, o Bloco do Paçoca nasceu de uma brincadeira e hoje é presença constante nas celebrações da cidade. “O bloco surgiu de uma brincadeira do meu pai, que jogava maisena e corante no povo em cima de uma carroça, dizendo ‘olha os paçoca’. Desde 1994 nunca deixamos de participar das atividades oficiais do carnaval de Teresina, seja em desfiles de escolas de samba ou em projetos culturais”, afirmou Messias Junior, presidente do bloco.
A Brasa Samba também reforça o carnaval com ensaios e desfiles em conjunto com o Paçoca. “A Brasa Samba, juntamente com o Paçoca, fará ensaios e apresentações. No domingo de carnaval, teremos um desfile que sairá da Praça das Palmeiras com a bateria da Brasa Samba e o bloco do Paçoca, além da participação da escola Caprichoso do Pirajá. O cortejo seguirá até o Memorial do Dedinho, onde haverá um palco para a grande festa”, concluiu Hidelbrando Farias, presidente da Brasa Samba.
Além dos desfiles, oficinas de percussão e atividades culturais ampliam a participação da comunidade, mostrando que o carnaval de Teresina continua sendo marcado pela criatividade e pela força dos blocos e escolas de samba.