Líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco e ressaltaram sua bondade

Postaram mensagens de pesar nas redes sociais pela morte do papa Francisco
Redação

A morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21/04), comoveu o mundo e gerou uma onda de manifestações de pesar de líderes políticos, religiosos e sociais de todas as partes do planeta. Aos 88 anos, Francisco deixa um legado marcado pela humildade, defesa dos pobres e pela busca constante do diálogo inter-religioso e da paz mundial. Desde o anúncio oficial do Vaticano, mensagens de condolências tomaram conta das redes sociais e pronunciamentos oficiais.

Foto: Reprodução
Papa Francisco e autoridades mundiais

BRASIL
O presidente do Brasil postou que "a humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos"

"Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados", postou Lula.

ARGENTINA
O presidente da Argentina, Javier Milei, comentou que agora as diferenças eram pequenas.

"Foi com profunda tristeza que soube nesta triste manhã que o papa Francisco, Jorge Bergoglio, faleceu hoje e agora descansa em paz. Apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos nós que hoje lidamos com esta triste notícia".

ESTADOS UNIDOS
O vice-presidente dos Estados Unidos da América, JD Vance, esteve com o papa no final de semana e postou sobre seu pesar.

"Acabei de saber do falecimento do papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia abaixo que ele proferiu nos primeiros dias da COVID. Foi realmente muito bonito. Que Deus o tenha em paz".

ITÁLIA
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, disse que "Francisco, era um homem de esperança”.

"O seu ensinamento recordou a mensagem evangélica, a solidariedade entre as pessoas, o dever de proximidade com os mais frágeis, a cooperação internacional e a paz na humanidade", afirmou.

Leia também