Papa Leão XIV faz piada e arranca risadas em encontro com a imprensa

Pontífice fez piada sobre aplausos antes de iniciar seu primeiro discurso à imprensa

Um momento de bom humor marcou a primeira audiência do Papa Leão XIV com a imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira (12), na Sala Paulo VI, no Vaticano. Aplaudido ao adentrar o espaço onde tradicionalmente ocorrem encontros entre líderes católicos e jornalistas, o Pontífice agradeceu calorosamente pela recepção, mas não perdeu a oportunidade de fazer uma piada.

Foto: Reprodução
Papa Leão XIV

"Obrigado por essa recepção maravilhosa. Dizem que quando há aplausos no começo, não importa tanto. Se houver alguém acordado para aplaudir no fim, muito obrigado", brincou o Papa, arrancando risadas do público, composto por comunicadores e religiosos.

A fala descontraída antecedeu o primeiro pronunciamento oficial de Leão XIV direcionado à imprensa. O comentário, feito em inglês, idioma nativo do Papa, que tem origens americano-peruanas, indicou um momento de improviso. Ao entrar no auditório, ele cumprimentou os presentes em italiano com um “Buon giorno” ("Bom dia", em português) e logo em seguida alternou para o inglês para expressar gratidão.

Após o momento bem-humorado, o Pontífice retomou o discurso em italiano, no qual reforçou o compromisso da Igreja Católica com a liberdade de imprensa. Ele fez um apelo pela libertação de jornalistas presos por exercerem seu trabalho e defendeu uma comunicação social pautada pela verdade e pela promoção da paz.

Leia também