Focos de incêndio no Piauí aumentam em 38% em 2023

Neste ano o Piauí terá a presença do fenômeno El Niño, que provoca o aumento de temperaturas e seca

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam um cenário alarmante para o estado do Piauí. Durante o período de um de janeiro a 29 de junho de 2023, foram registrados 773 focos de incêndio, representando um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa preocupante estatística vem à tona com a chegada do BR-O-BRÓ, fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da temperatura e pela redução da umidade do ar entre os meses de setembro e dezembro. Essas condições climáticas adversas têm despertado uma preocupação adicional em relação a uma prática cultural nociva: a queima irregular do lixo. Neste ano, em especial, o Piauí terá a presença do fenômeno El Niño, que provoca mais seca na região nordeste.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil de Campo Maior
Incêndio atinge cemitério em Campo Maior na última terça-feira (22/08)

Sabrina Nakayama, Supervisora Ambiental do Grupo Natus, enfatiza a necessidade urgente de destinação correta dos resíduos sólidos, especialmente durante esse período crítico. “Esse cuidado é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e prevenir ocorrências que podem resultar na perda de vidas humanas, animais e materiais”, reforça.

Leia também