Pegou mal: deboche de Ciro Nogueira no dia que Papa morre repercute negativamente

“Habemus déficit! Habemus fome! Habemus violência! Que Deus ilumine o Brasil”
Redação

Uma publicação do senador Ciro Nogueira nas redes sociais causou grande repercussão negativa nesta segunda-feira (21/04), dia da morte do Papa Francisco. Em tom crítico à situação do Brasil, o senador usou a expressão tradicionalmente associada à eleição de um novo papa, ‘Habemus Papam’, para fazer críticas ao atual governo:

“Habemus déficit! Habemus fome! Habemus violência! Que Deus ilumine o Brasil”

Habemus déficit! Habemus fome! Habemus violência! Que Deus ilumine o Brasil.

— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) April 21, 2025
Foto: Reprodução
Pegou mal: deboche de Ciro Nogueira no dia que Papa morre repercute negativamente

A publicação, feita poucas horas após a confirmação da morte do papa, foi interpretada por muitos internautas e lideranças religiosas como insensível e desrespeitosa. Isso porque o termo ‘Habemus Papam’ (‘Temos um papa’, em latim) é uma expressão solene da Igreja Católica, usada para anunciar a escolha de um novo líder após a morte ou renúncia de um papa.

A frase foi vista como oportunista e de mau gosto por ter sido publicada exatamente no dia em que católicos do mundo todo lamentavam a morte do líder religioso. Nas redes sociais, diversas pessoas acusaram o senador de usar um momento de luto e reflexão para fins políticos.

INTERNAUTAS CRITICAM
Na própria postagem de Ciro, vários internautas criticaram a postura do senador: "Você não consegue respeitar sequer a morte do Papa? Em nenhum momento te passou pela cabeça que politizar um momento de luto para bilhões de católicos não é algo legal?". Confira mais comentários:

Foto: Reprodução
Internautas detonam Ciro Nogueira

MÍDIA REPERCUTE
A mídia de esquerda tratou logo de criticar o senador. A Revista Fórum usou como título: Ex-ministro de Bolsonaro usa morte de para Francisco para fazer "piadinha" contra o governo Lula.

Foto: Reprodução
Revista Fórum

O Plantão Brasil também repercutiu: Ciro Nogueira zomba da morte do Papa e é massacrado nas redes.

Foto: Reprodução
Plantão Brasil

Leia também