"Polícia precisa saber diferenciar o pobre do bandido", diz presidente Lula

O presidente criticou ações da polícia em cerimônia no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os casos de ações policiais que vitimaram inocentes nos últimos dias no Rio de Janeiro e atribui a culpa das mortes ao despreparo policial. "O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado", disse o presidente em uma cerimônia que aconteceu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10/08).

Lula tentou não culpabilizar a instituição policial como um todo, mas não deixou de pontuar ações policiais que levaram a resultados negativos. "A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira em um menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial", assinala.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Presidente Lula em cerimônia no Rio Janeiro nesta quinta-feira (10)

O presidente disse ainda que o governo federal e estadual precisam trabalhar juntos na articulação de uma forma que as ações policiais sejam eficientes e não causem vítimas inocentes. "Ao mesmo tempo, essa polícia tem que saber diferenciar o que é um bandido do que é um pobre que anda na rua", diz.

Leia também