Tiago Vasconcelos propõe frente para pessoas com deficiência e doenças raras
A deputada Bárbara do Firmino declarou apoio à iniciativa e reforçou o compromisso da Alepi
RedaçãoDurante sessão realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quinta-feira (24), o deputado estadual Tiago Vasconcelos detalhou ao Conecta Piauí a proposta de criação da Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas com Deficiências, Atipicidades e Doenças Raras.
Segundo o parlamentar, a ideia surgiu da percepção de que a Alepi ainda não contava com uma frente específica voltada para esse público, apesar da urgência e abrangência do tema. “Essa é uma pauta nacional. Há muito tempo se fala na necessidade de uma frente parlamentar que discuta boas ideias e promova soluções para essas pessoas e suas famílias”, afirmou.
Vasconcelos explicou que, embora a princípio o foco fosse apenas nas pessoas com deficiência, optou-se por ampliar o escopo da proposta. “Resolvemos ser mais claros quanto ao direcionamento, incluindo as pessoas atípicas – como os diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – e aquelas com doenças raras, que, apesar de representarem um percentual pequeno da população, precisam de atenção e atendimento especializado.”
A nova frente pretende funcionar como espaço de articulação entre famílias, entidades, órgãos públicos e técnicos da própria Assembleia, com o objetivo de viabilizar políticas públicas eficazes em áreas como saúde, educação, assistência social e geração de emprego.