Wellington Dias visita obras do novo campus do IFPI em Altos
O reitor destacou ainda que no Piauí já foram qualificadas 12.178 pessoas pelo IFPI
RedaçãoO ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Barros, realizaram, nesta sexta-feira (20), uma visita técnica às obras da nova unidade do instituto no município de Altos.
A agenda teve como objetivo acompanhar o andamento da construção e reafirmar o compromisso com a ampliação do acesso à educação profissional e tecnológica na região, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Também participaram da visita os deputados federais Florentino Neto e Flávio Nogueira, os deputados estaduais GEorgiano Neto e Warton Lacerda, a deputada e secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Janaína Marques (SDE); o prefeito de Altos Maxwell da Mariinha, além de servidores do IFPI, autoridades locais e moradores.
Durante a visita, o ministro destacou a importância da expansão do IFPI e o impacto direto da obra para a população. Segundo ele, mais do que uma estrutura física, o novo campus representa oportunidades concretas de transformação social.
“São quatro unidades do IFPI com obras em andamento no Piauí: em Altos, Barras, Esperantina e Luzilândia, além de novos investimentos em Teresina. Isso significa mais cidades-polo contempladas com educação integral de qualidade, contribuindo para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
O ministro explicou ainda que a unidade de Altos terá capacidade para atender mais de 1.400 estudantes, com cursos voltados às demandas econômicas regionais, como agropecuária, comércio, indústria e logística. “Há uma integração entre a formação profissional e os setores produtivos locais, fortalecendo o desenvolvimento regional”, ressaltou.
O reitor Paulo Borges destacou que os investimentos somam cerca de R$ 25 milhões e incluem uma estrutura moderna, com salas de aula, ginásio poliesportivo, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, refeitório e auditório, consolidando o município como um polo educacional.
Segundo ele, o IFPI já atua em Altos antes mesmo da inauguração do campus físico. “Atualmente, 75 mulheres estão sendo capacitadas na área de empreendedorismo por meio do programaAcredita no Primeiro Passo. Após a qualificação, elas terão acesso a oportunidades de financiamento e geração de renda”, explicou.
O reitor destacou ainda que no Piauí já foram qualificadas 12.178 pessoas pelo IFPI.