Câmara defende participação do Estado nas buscas por soluções à crise na saúde
Segundo o vereador Enzo, é necessária uma política integrada mais efetiva para uma solução
Após o cancelamento da sessão extraordinária sobre a crise na saúde, que aconteceu nessa terça-feira (2), o presidente da Câmara de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), defendeu a participação do Estado nas buscas por soluções aos atuais problemas. Segundo o vereador Enzo, é necessária uma política integrada mais efetiva para uma solução e foi feito o convite ao secretário de saúde do estado, Antônio Luiz para participar da sessão próxima.
“Convidamos o secretário de saúde do estado, porque nós também somos defensores que para se resolver esse problema precisamos de uma política integrada mais efetiva entre Estado e Município, pois também temos que reconhecer que hoje o HUT é o único hospital de urgência que existe em nossa cidade. E ele atende pessoas do interior e atende pessoas de outros estados. Então, é necessário a participação do Estado nesse processo”, disse Enzo.
Foi aberta, ainda nessa terça, uma sessão da Comissão de Legislação e Justiça (CCJ), após encerramento da sessão extraordinária. Na CCJ, foi aprovada auditoria do Tribunal de Contas do Estado na Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e a convocação do presidente da FMS, do secretário de finanças, do prefeito e vice-prefeito da capital e demais autoridades.
"Temos urgência em realizar as oitivas, que estão planejadas para janeiro, antes do retorno do recesso parlamentar. A auditoria solicitada ao TCE abrangerá a aplicação de recursos na FMS, de outubro de 2023 até o presente momento, incluindo emendas parlamentares", disse Enzo.