Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue para profissionais da saúde

Lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde marca início da imunização na Atenção Primária
Redação

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí recebeu, nesta sexta-feira (20), o primeiro lote da vacina contra a dengue destinado à imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e fazem parte da estratégia nacional de enfrentamento à doença.

Ao todo, o Piauí deve receber 13,9 mil doses, suficientes para atender parte dos cerca de 32,2 mil trabalhadores da saúde que compõem o público-alvo no estado. Nesta primeira remessa, chegaram 6.950 doses por meio do Programa Nacional de Imunizações. A segunda entrega está prevista para a próxima segunda-feira (23).

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, a distribuição aos municípios só começará após o recebimento total das doses. “Assim que todas as vacinas estiverem no estado, vamos encaminhar às regionais de saúde para que os municípios façam a retirada e iniciem a vacinação”, explicou.

O imunizante é de dose única, tetravalente e produzido integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. Estudos indicam eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos da dengue em pessoas de 12 a 59 anos, além de proteção de 89% contra formas graves da doença.

Para o secretário de Estado da Saúde, Dirceu Campêlo, a vacinação é uma ferramenta importante, mas não substitui outras medidas. “Eliminar os focos do mosquito continua sendo essencial. A vacina vem para reforçar o combate à dengue, por isso é fundamental que os profissionais incluídos no público-alvo se vacinem”, destacou.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para outros grupos, como a população de 15 a 59 anos, deve ocorrer no segundo semestre, acompanhando o aumento da capacidade de produção do imunizante.

Leia também