Prefeitura de Teresina fará mutirão após empresa paralisar limpeza pública
Paralisação aconteceu mesmo com os salários em dia e com todos os direitos trabalhistas
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública de Teresina (SEACEPI), Jonatas Miranda, se reuniu nesta segunda-feira (15/05) com os funcionários da empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo da capital.
Mesmo com os salários em dia e com todos os direitos trabalhistas sendo cumpridos, os trabalhadores informaram ao sindicato que a empresa está recolhendo os caminhões de coleta de lixo, impossibilitando a limpeza.
“Essa paralisação não está sendo feita por parte do Sindicato dos Trabalhadores, até porque os nossos salários e o vale-alimentação estão em dias. A paralisação está sendo feita pela empresa, que parou de fornecer o maquinário para que a coleta de lixo seja feita na capital”, disse Jonatas Miranda.
Haverá uma intervenção, por parte da Prefeitura de Teresina, para que seja feita uma força-tarefa para a limpeza da cidade.
“Não estamos nos recusando a ir para a rua. O contrato da empresa atual está se encerrando no final do mês e virá uma nova empresa. Desta forma, vamos continuar colaborando com a prefeitura para a realização da limpeza pública”, afirma o presidente do sindicato.
Em nota, a prefeitura disse que iniciou o credenciamento emergencial de veículos para atender a demanda da limpeza pública na zona Sul de Teresina.
Nota da Saad Sul
A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD SUL) informa que iniciou o credenciamento emergencial de veículos para atender a demanda da limpeza pública na zona Sul de Teresina, em decorrência da paralisação dos serviços do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), desde a última quarta-feira (10/05).
Os trabalhos já iniciaram, na manhã desta segunda-feira (15/05), além da coleta de lixo, os serviços de capina, varrição, limpeza de praças, ruas, bueiros, também serão intensificados nos bairros da zona Sul. Até o momento, a SAAD SUL conta com 24 caminhões credenciados, mas o cadastro segue aberto para novos veículos.
Nota da Prefeitura
A prefeitura de Teresina lamenta a atitude da empresa responsável pela limpeza pública na cidade, de paralisar as atividades, visto que não há atraso no pagamento dos serviços.
O prefeito doutor Pessoa determinou o credenciamento de veículos de maneira emergencial para atender a demanda da limpeza pública durante a paralisação. O credenciamento está sendo feito por todas as Saads e os trabalhos já iniciam na manhã desta segunda-feira (14).
Fonte: Prefeitura de Teresina