Gov.pi Cidadão: aplicativo disponibiliza 'botão do pânico' para emergências
Usuário pode solicitar socorro imediato em situações de emergência com a ferramente
O aplicativo Gov.pi Cidadão, lançado pelo Governo do Estado do Piauí em Setembro, disponibiliza mais de 50 serviços públicos gratuitamente para seus usuários. Um dos serviços disponíveis é o 'botão do pânico', uma ferramente onde o usuário pode solicitar socorro imediato em situações de emergência. O botão também serve para a realização de denúncias e relatos de incidentes diretamente às autoridades competentes.
COMO ACIONAR NO 'BOTÃO DO PÂNICO'
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve fazer o login no aplicativo e, em seguida, buscar a categoria Segurança Pública.
Ao acessar a categoria, deve-se clicar na opção 'Solicitar socorro imediato (Botão do Pânico)' e, posteriormente, em 'Acessar o Serviço Digital', localizado no topo da tela.
Um botão vermelho escrito 'Botão de Emergência' surgirá na tela. Ao clicar no botão, aparecerão duas opções: 'Para mim' e 'Para outra pessoa'. O usuário deve selecionar a opção desejada e inserir as informações solicitadas: nome, telefone, tipo de ocorrência e descrição do fato.
A compartilhamento automático da localização deve ser ativado e o endereço deve ser descrito da forma mais detalhada possível. Após relatar a ocorrência, a solicitação será automaticamente completada e enviada às autoridades.