Centro de Memórias da Serra da Capivara é inaugurado em Coronel José Dias
O Centro preserva a memória coletiva das comunidades que viviam na Serra da CapivaraO Centro de Memórias dos Povos da Serra da Capivara já é uma realidade. Inaugurado no Instituto Olho d’Água (IOd’A), em Coronel José Dias, o espaço conta com o incentivo do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na valorização da história e identidade dos povos da região.
Reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Centro preserva a memória coletiva das comunidades que viviam na Serra da Capivara antes da criação do Parque Nacional. Em 2023, foi um dos vencedores do Prêmio Pontos de Memória – Edição Helena Quadros, destacando-se pelo trabalho na museologia social e no fortalecimento da identidade cultural.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Mais do que um museu, o Centro é um espaço que mantém viva a cultura das famílias que precisaram deixar suas terras com a criação do Parque Nacional. “Aqui, os visitantes podem conhecer histórias, objetos e tradições que fazem parte do nosso patrimônio imaterial”, ressalta a Secretária de Estado da Cultura, Ingrid Persi.
Além de uma biblioteca comunitária, o espaço abriga projetos culturais, como os das mulheres rendeiras, e amplia constantemente seu acervo com a participação ativa da comunidade.
Exposições que contam histórias
Atualmente, o Centro conta com duas exposições fixas:
"Filhos das Serras"
Retrata a vida das famílias que foram deslocadas com a criação do parque. Seu diferencial é o envolvimento direto da comunidade, com objetos e artefatos doados por moradores e descendentes, fortalecendo a conexão emocional com o espaço.
"Memórias do Agora"
Dá voz às crianças da Serra da Capivara, permitindo que expressem suas percepções sobre arte e cultura por meio de esculturas em argila. Inaugurada em agosto de 2023, durante os 10 anos do Instituto Olho d’Água, a mostra está em constante transformação, refletindo a visão das novas gerações sobre sua herança cultural.
O Centro de Memórias funciona em Coronel José Dias, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com visitas aos finais de semana mediante agendamento. A Secretaria de Estado da Cultura convida piauienses e turistas a conhecerem esse espaço essencial para a preservação da memória da Serra da Capivara.