Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conselho Estadual de Cultura faz 60 anos e é homenageado em sessão na Alepi

Grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz animou a sessão com apresentação

Com apresentações culturais, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) sediou nesta quarta-feira (08) uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Conselho Estadual de Cultura do Piauí. Em conversa com o Conecta Piauí, o deputado estadual Fábio Novo (PT), e propositor da sessão, destacou o trabalho realizado pelo Conselho ao longo das seis décadas.

"A instituição que tem 60 anos é responsável hoje pelo tombamento de todas as obras materiais e imateriais do Estado, hoje é responsável por dar o norte sobre a política do patrimônio vivo que reconhece artistas e também associações para um auxílio mensal", destacou o deputado.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíGrupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz
Grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz

Há 25 anos celebrando o folclore nordestino, o grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz animou a sessão com uma apresentação que uniu música, dança e cultura. Com ações voltadas para todo o público, o grupo atua na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina. O presidente do grupo, Juvenal Dias, explicou a importância de fortalecer a cultura no Piauí através do reconhecimento das instituições e autoridades.

"Cada vez o Estado está reconhecendo a valorização do grupo Bumba Meu Boi, como também outros grupos culturais. É um prazer a gente estar aqui comemorando junto, com o Conselho Estadual de Cultura", disse Juvenal.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíJuvenal Dias, presidente do Grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz
Juvenal Dias, presidente do Grupo Bumba Meu Boi Mimo de Santa Cruz

Também esteve presente na sessão solene, o secretário Estadual de Cultura, Rodrigo Amorim, que falou do trabalho realizado no Piauí em conjunto com o Conselho Estadual de Cultura. O Retorno do Boca da Noite, no Espaço Osório Júnior, no Theatro 4 de Setembro, e a realização da Feira na Praça, que ocorre aos domingos na Praça Pedro II, são exemplos dessas ações.

"Em Gilbués, onde a gente vai entregar uma Casa de Cultura, em Paulistana já começamos também as tratativas para que naquela região a gente também tenha uma Casa de Cultura", informou o secretário.

Comente