Uespi reinaugura Memorial Clóvis Moura durante o Salão do Livro do Dirceu
Espaço reformado celebra centenário do intelectual piauiense e oferece acervo renovado à comunidadeA Universidade Estadual do Piauí (Uespi) reinaugurou, nesta segunda-feira (29/09), o Memorial Clóvis Moura, em cerimônia realizada às 18h30, durante a terceira edição do Salão do Livro do Dirceu (SaliCeu). O espaço, criado em 2017, passou por sua primeira grande reforma e agora conta com climatização, pintura, novo piso e restauração das obras, reforçando seu papel como referência cultural e acadêmica sobre o intelectual piauiense.

Inaugurado inicialmente durante os 15 anos do Campus, o Memorial reúne quadros biográficos, lista de obras, trechos de poemas, fotos e livros de Clóvis Moura, reconhecido nacionalmente como historiador, sociólogo, jornalista, poeta e crítico literário. A reforma melhora a conservação do acervo e oferece mais conforto para visitantes e comunidade acadêmica, além de tornar o espaço adequado para pesquisa e estudo.
Para a diretora do Campus Clóvis Moura, professora Simonelly Valéria, a revitalização reforça o compromisso da universidade com a preservação da memória e da inclusão social. “O memorial foi climatizado, restauramos os quadros, pintamos, mudou o piso. Isso fomenta pesquisa e mostra que a Uespi se importa com historiadores e escritores da magnitude de Clóvis Moura”, destacou.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, ressaltou a importância do espaço para incentivar a leitura e o contato direto com a obra do intelectual.
“Reinauguramos a memória de Clóvis Moura para oportunizar à comunidade e ao nosso público acadêmico conhecer e valorizar sua obra, especialmente neste momento do Saliceu, de incentivo à leitura e participação de diversos escritores”, afirmou.

O SaliCeu, que segue até o dia 1º de outubro, reúne palestras, bate-papos e exposições literárias gratuitas, conectando autores e leitores em diversas atividades simultâneas. Entre os homenageados desta edição estão o professor Antônio Zé Medeiros e Enes Barros. O evento reforça a vocação da Uespi como agente de transformação social, oferecendo à comunidade espaços de cultura, educação e reflexão.
Veja mais imagens do evento:









