Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Lula participa de reunião em Paris, Itália e Vaticano sobre o novo pacto global

Pacto global de financiamento contará com líderes econômicos como China e EUA.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou na noite dessa segunda-feira (19/06) para a europa afim de participar de reuniões bilaterais com líderes de outros países como Itália, França e Vaticano. O presidente foi convidado para a cúpula do pacto global de financiamento, reunião financiada pelo presidente da França Emmanuel Macron.

A reunião havia sido anunciada ainda na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-27) e contará com vários líderes econômicos como China e Estados Unidos. Macron disse que a ideia é “fazer um balanço de todos os meios e formas de aumentar solidariedade financeira com o Sul”— E é neste ponto que se insere a proposta, que será defendida pelo Brasil, de ampliar os mecanismos de cooperação para além do combate às questões climáticas”.

Foto: Ricardo Stuckert/PRPresidente Lula
Presidente Lula

O diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores, Philip Fox-Drummond Gough explicou que a viagem de Lula é para tratar de ideias que vão além do clima, mas também para falar sobre a pobreza e a fome que também são pontos importantes a ser tratados.

“Tem que ver as questões de maneira mais holística e interdependentes. Não adianta só fazer ações para clima se não combater a pobreza e a fome, por exemplo, ou se não der condições de saúde. Esse é o ponto que, em todas as negociações, estará sobre a mesa”, explicou o diretor.

Fonte: Agência Brasil

Comente