Piauí é um dos estados menos burocráticos para abertura de empresas
Em fevereiro de 2023, o tempo de abertura de empresas na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi)De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), no primeiro bimestre deste ano, foram abertas 1.338 empresas, sendo 679 em janeiro e 659 em fevereiro. Os dados representam um crescimento de 14,46% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.169 empresas (542 em janeiro e 627 em fevereiro de 2022). Por outro lado, as baixas de empresa somaram 793 nos dois primeiros meses de 2023 contra 635 do ano anterior. Mesmo assim, o saldo entre abertura e fechamento segue positivo.
O Piauí é o estado menos burocrático do Brasil para se abrir empresas, segundo informou, ao Conecta Piauí, a presidente da Jucepi, Alzenir Porto. "Estamos com 858 novas atividades. Isso é o número maior do Brasil. Nós estamos hoje sendo o estado menos burocrático, a gente reclassificou essas atividades, abrindo assim mais oportunidades para novas empresas".
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

A presidente destacou o tempo para que seja aberta uma empresa pela internet. O tempo de abertura de empresas considera as etapas da viabilidade (para fins de consulta prévia de endereço e nome empresarial), as validações cadastrais nas administrações tributárias e a análise do órgão de registro empresarial (junta comercial).
Em fevereiro de 2023, o tempo de abertura de empresas na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) foi de 20h, menor que a média nacional de um dia e nove horas. Em janeiro, a média piauiense foi de um dia e duas horas, enquanto a nacional ficou em um dia e quatro horas.
"Hoje está muito fácil para abrir uma empresa. Através da nossa plataforma, o cliente consegue fazer tudo online. Pode ser de domingo a domingo, 24 horas no ar. As analises são automáticas".
Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line pelo site www.piauidigital.pi.gov.br. Os municípios que mais abriram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.