PIX por aproximação: consultor financeiro explica como vai funcionar
Nova modalidade começa em 28 de fevereiro e, inicialmente, estará disponível apenas para AndroidA partir do dia 28 de fevereiro, os brasileiros poderão utilizar o PIX por aproximação para realizar pagamentos diretamente pelo celular, de forma semelhante ao uso de cartões de crédito e débito. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas para dispositivos Android que utilizam o Google Pay como carteira digital.

De acordo com o consultor financeiro Alexandre Rocha, para utilizar o PIX por aproximação, é necessário que o celular tenha tecnologia NFC (Near Field Communication). O pagamento será feito ao informar ao lojista a intenção de pagar via PIX e, em seguida, aproximar o celular da maquininha de pagamento, confirmando a transação pelo dispositivo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
No lançamento, o Banco Central estabeleceu um limite de R$ 500 por transação nessa modalidade. Além disso, nem todas as instituições financeiras aderiram ao novo sistema. A lista de bancos autorizados pode ser consultada no site oficial do Banco Central.
Segundo Alexandre, a expectativa é que, futuramente, carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay também passem a oferecer essa funcionalidade.