Produção industrial brasileira tem maior alta desde junho de 2024, aponta IBGE
Setor cresceu 1,2% em março e acumula alta de 1,9% no ano; resultado reflete retomada após cinco mesA produção industrial do Brasil registrou um crescimento de 1,2% na passagem de fevereiro para março deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Brasil), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o melhor desempenho mensal desde junho de 2024, quando a indústria havia avançado 4,3%.

Com o resultado, o setor acumula uma alta de 1,9% no primeiro trimestre de 2025 e uma expansão de 3,1% no acumulado de 12 meses. Em relação a março do ano passado, a produção industrial cresceu 3,1%, o décimo resultado positivo consecutivo e o mais intenso desde outubro de 2024 (6,0%).
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O gerente da pesquisa, André Macedo, destaca que o mês de março representou uma retomada do dinamismo industrial após um período de cinco meses de baixo desempenho — incluindo os três últimos meses de 2024 com perdas acumuladas de 1,0% e estabilidade nos dois primeiros meses de 2025.
“O maior ritmo verificado em março foi caracterizado não só pela intensidade do crescimento, mas também pela disseminação das taxas positivas: três das quatro grandes categorias econômicas e 16 das 25 atividades industriais mostraram avanço na produção”, afirmou Macedo.