Centro Cultural de Línguas é reinaugurado com nova estrutura em Teresina
CCL aposta em ensino de idiomas como ferramenta de transformação socialO ensino de idiomas ganhou um novo espaço de referência em Teresina. Nesta sexta-feira (16/05), o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram a reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), no bairro Primavera, zona Norte da capital. A entrega marca mais um investimento do Governo do Estado na promoção de uma Educação pública moderna, inclusiva e voltada para o mundo.

Com investimento superior a R$ 2 milhões, o novo CCL foi totalmente reestruturado para atender cerca de 2 mil estudantes da rede estadual e da comunidade em geral. A unidade passou por uma ampla intervenção física, ganhando dez salas de aula climatizadas, laboratório de línguas, biblioteca, auditório, sala dos professores, cozinha, vestiários e espaços adequados à prática pedagógica e à vivência cultural.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles ressalta o caráter estratégico da nova entrega. “Olha, mais uma entrega importante da nossa rede estadual de Educação, agora com foco específico no ensino de línguas. Aqui no Centro de Línguas Padre Raimundo José, temos quase dois mil alunos aprendendo idiomas como Inglês, Espanhol, Francês, além de Libras e reforço em Língua Portuguesa. Já pedi, inclusive, a inclusão do Mandarim, porque é fundamental que a gente forme jovens fluentes em línguas importantes para o cenário global. Esta é uma escola aberta para toda a comunidade, não só para alunos da rede estadual. É uma iniciativa que complementa o modelo de escolas de tempo integral e amplia as oportunidades de formação para mais piauienses”, pontua.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da entrega. “Mais uma entrega muito importante da SEDUC. O Governo do Estado não entrega apenas escolas de tempo integral por todo o Piauí — o que já é muito — mas também outros espaços educativos. Recentemente, entregamos a reforma do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação e agora reformamos o Centro de Línguas, que atende alunos de todas as redes e também a comunidade. Com a nova estrutura, vamos ampliar a capacidade para mais 200 vagas e reforçar a formação integral dos nossos jovens, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado”, afirma.

A Escola de Idiomas oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Português, Redação, Leitura e Interpretação, além de introdução à Libras. As aulas combinam o domínio das quatro habilidades fundamentais — escuta, fala, leitura e escrita — com metodologias ativas e recursos tecnológicos que ampliam a aprendizagem.
O professor de Inglês Ítalo Moura ressalta o impacto transformador da escola. “Tem sido uma experiência muito positiva. A escola oferece uma oportunidade incrível de aprender um segundo ou terceiro idioma sem custo, com professores qualificados e ótima estrutura. O conhecimento adquirido aqui abre portas no mundo inteiro, seja para estudar, trabalhar ou se comunicar. No meu caso, o inglês foi essencial para aproveitar oportunidades como intercâmbio, publicação de artigos e atuação como professor e voluntário. O investimento feito no CCL tem gerado resultados concretos e muito positivos”, diz.
