Estudante piauiense que venceu 'Nobel da Ciência Jovem' recebe medalha na Alepi
Dispositivo desenvolvido pelo estudante detecta pH, temperatura, turbidez e contaminantes na águaA Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou, na manhã desta segunda-feira (16/12), a Medalha do Mérito Legislativo ao estudante Manoel José Nunes Neto, de 18 anos, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, na Suécia. O prêmio conquistado por Manoel é conhecido como "Prêmio Nobel da Ciência Jovem". O requerimento é de autoria do deputado estadual Marden Menezes (Progressistas).
O "Rover Aquático Autônomo" desenvolvido por Manoel detecta pH, temperatura, turbidez e contaminantes, enviando alertas automáticos sobre a qualidade da água. O dispositivo utiliza energia solar e componentes simples como canos de PVC e peças impressas em 3D.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Ao Conecta Piauí, Manoel explicou como o Rover funciona. " Essa criação consiste em um barco autônomo que utiliza alguns sensores de qualidade da água para verificar se o manantial, como o rio ou o lago, está com a água poluída ou não. E com isso a gente consegue fazer o monitoramento desse corpo hídrico de forma autônoma", explica.
Para Manoel, sua criação pode revolucionar o monitoramento hídrico feito hoje em dia. "A gente vê que os meios que hoje a sociedade utiliza são poucos, eles têm baixa eficiência. Então, trazendo uma tecnologia nova que não tem fora para dentro do Brasil, vai contribuir muito principalmente para fortalecer a saúde da sociedade", diz.
O deputado estadual Marden Menezes, autor do requerimento, disse ao Conecta Piauí que é obrigação da Alepi enaltecer feitos como os de Manoel. "Quando acontece uma revelação, uma pessoa que tem dons, que tem mérito na sua área de atuação, a Assembleia tem o dever, enquanto casa do povo piauiense, de enaltecer esses valores, até para que esses momentos sirvam como estímulo, como exemplo para essa garotada", comenta.
Marden Menezes fala ainda que projetos como os de Manoel devem ser utilizados na prática para a melhoria, principalmente, de comunidades mais hunildes. "Esse projeto diz respeito ao monitoramento da qualidade da água, que é um tema de enorme relevância nos dias atuais. A questão ambiental, de uns anos para cá, ela passou a ser prioridade de qualquer gestão, seja pública ou privada. Então, se ter equipamentos, sistemas de estudo e de monitoramento para que nós tenhamos o abastecimento da água e, se possível, de água potável para as comunidades mais humildes, acho que ideias como essa têm que ser valorizadas e, claro, difundidas", pontua.
Veja o vídeo: