Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Estudante piauiense representará o Brasil em Prêmio Nobel de Ciência Jovem

Manoel Nunes, de 17 anos, desenvolveu um rover autônomo para avaliar qualidade da água

O Conecta Piauí conversou com o jovem Manoel Nunes, natural de Teresina, onde disse ter passado a infância desmontando brinquedos e criando aparelhos a partir de peças de computadores antigos. Hoje, aos 17 anos e cursando o 3º ano do ensino médio, ele compete na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com um projeto de baixo custo para monitorar a qualidade da água em comunidades ribeirinhas.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíManoel Nunes
Manoel Nunes

Manoel desenvolveu o "Rover Aquático Autônomo", que utiliza energia solar e componentes simples como canos de PVC e peças impressas em 3D. O dispositivo detecta pH, temperatura, turbidez e contaminantes, enviando alertas automáticos sobre a qualidade da água.

O jovem inventor ganhou destaque após conquistar medalhas de ouro na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) e na Feira Internacional de Ciência de Porto Rico, garantindo uma vaga para representar o Brasil na Suécia, em agosto de 2024.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíRover Aquático Autônomo
Rover Aquático Autônomo

Em entrevista ao Conecta Piauí, Manoel descreveu como se deu a idealização do projeto e de onde veio a paixão pela ciência voltada para melhorar a vida das pessoas.

"Essa ideia surgiu enquanto assistia reportagens e vi que algumas comunidades ribeirinhas sofriam bastante com intoxicação por contaminação da água, seja por lixo ou metais pesados, e eu pensei 'em um mundo com carros que dirigem sozinhos por que esses problemas ainda existem?', e foi aí que eu decidi desenvolver um equipamento autônomo que identificasse esses focos de contaminação e auxiliar órgãos públicos e privados a gerenciar esses recursos hídricos" contou.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíConheça o piauiense que vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem
Conheça o piauiense que vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem

Dona Francinalda, mãe de Manoel, relatou estar bastante orgulhosa pela oportunidade do filho em representar o país em uma competição internacional tão renomada: "É um orgulho muito grande pra gente enquanto família ver que a vontade e luta dele de fazer alguma coisa para mudar o mundo está aí trazendo frutos para o nosso Piauí e para nosso país".

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíDona Francinalda e Manoel Nunes
Dona Francinalda e Manoel Nunes

Manoel competirá com jovens de outros 40 países na Suécia. A competição será online, e a decisão final será baseada em uma votação pública, cujos detalhes serão divulgados em breve. Para angariar votos, Manoel Nunes iniciou uma campanha em suas redes sociais para mobilizar o público e ganhar apoio. Confira clicando aqui!

Confira a matéria em vídeo:

Comente