Estudantes da rede pública do Piauí embarcam para intercâmbio nos Estados Unidos
Grupo de 28 alunos viaja para participar de imersão educacional em universidades renomadasNa tarde desta sexta-feira (20/09), 28 estudantes da rede pública estadual do Piauí embarcaram para uma experiência transformadora nos Estados Unidos. O intercâmbio, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), vai proporcionar aos jovens uma imersão educacional focada em tecnologia, inovação e inteligência artificial. Além dos alunos, a equipe técnica da SEDUC, professores e o secretário de Educação, Washington Bandeira, fazem parte da comitiva que viajará para acompanhar os primeiros dias do grupo em solo norte-americano.
De acordo com o secretário Washington Bandeira, o intercâmbio é uma oportunidade única para os estudantes. "É o time SEDUC unido, professores, estudantes, equipe técnica, embarcando para um intercâmbio educacional nos Estados Unidos. Eu vou acompanhá-los nesses primeiros dias, e será uma programação intensa. Vamos visitar a Worcester Escola Técnica, a Universidade de Framingham, além de Harvard e o MIT, as duas melhores universidades do mundo. Também teremos uma visita ao Google, nosso parceiro na oferta da disciplina de inteligência artificial", explicou Bandeira.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O foco do intercâmbio é o aprendizado, com aulas diárias e visitas a instituições renomadas, permitindo aos alunos vivenciar experiências educacionais e culturais enriquecedoras. O secretário reforçou que o intercâmbio não é apenas uma viagem de lazer. "Todos os dias terão aulas. Passeios só no final de semana, e o objetivo é que eles voltem realmente transformados", afirmou.
Lara Ferreira, coordenadora de assuntos internacionais da SEDUC, destacou o processo seletivo rigoroso pelo qual os alunos passaram. "Eles foram selecionados entre mais de 1.500 estudantes. São alunos maravilhosos, e estamos com a melhor expectativa possível. Já viajamos a Recife para tirar os vistos, e eles se comportaram muito bem", disse Lara.
Entre os estudantes, o entusiasmo é evidente. Willian Rafael, aluno do PREMEN Norte, que ficou em segundo lugar em uma competição com o projeto "Panda", expressou sua empolgação com a viagem. "Nossa ideia foi criar uma solução para o desperdício de alimentos nas escolas, e com o Panda, conseguimos desenvolver um sistema para controlar melhor a cantina e evitar o desperdício. Agora, estou ansioso para aprender e trazer novas ideias dessa experiência nos Estados Unidos."
A viagem marca um capítulo importante na educação pública do Piauí, que ganha reconhecimento pela inovação e o investimento no futuro dos jovens. Ao longo do intercâmbio, os alunos terão a oportunidade de expandir seus horizontes e trazer de volta ao Piauí o conhecimento adquirido, contribuindo para a transformação da realidade educacional no estado.
Confira a reportagem em vídeo: