Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Estudantes do Piauí apresentam projeto em encontro nacional de Biologia

Em Brasília, os estudantes atuaram como monitores de uma oficina
Redação

Os estudantes Luís Fernando Teixeira Costa e Gustavo de Sousa Rocha, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Alves de Macêdo, em Juazeiro do Piauí, representaram o Piauí no VIII Encontro Nacional do PROFBIO 2025, realizado de 2 a 5 de novembro em Brasília (DF). Alunos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Marketing, participaram do evento acompanhados pela professora Flávia Vieira de Sousa.

Durante o evento, os estudantes atuaram como monitores da oficina “Podcast como ferramenta de ensino de Biologia Celular”, projeto criado pela professora Flávia Vieira e transformado em ação científica reconhecida pelo PIBIC-Jr, em parceria com a Seduc e a Fapepi. Além de apresentar o trabalho na modalidade banner, ela conduziu a oficina ao lado dos estudantes, fortalecendo o elo entre a escola e a universidade e evidenciando o potencial transformador das metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Foto: Ascom SeducEstudantes do Piauí apresentam projeto em encontro nacional de Biologia
Estudantes do Piauí apresentam projeto em encontro nacional de Biologia

Para Luís Fernando, a experiência foi marcante e repleta de aprendizados. “Foi fascinante participar como monitor de uma oficina em uma universidade. Essa vivência ampliou meus horizontes e me mostrou o quanto a educação pode transformar sonhos em realidade”, destacou.

Já Gustavo de Sousa Rocha conta que a viagem a Brasília o fez acreditar ainda mais em seu potencial. “Essa oportunidade me mostrou que nada é impossível quando acreditamos e temos apoio. Foi uma experiência incrível, que levarei para toda a vida”, afirmou.

Segundo o secretário Washington Bandeira, a presença da equipe do Ceti João Alves de Macêdo no PROFBIO 2025 é motivo de orgulho para toda a Rede Estadual: “Ver nossos estudantes e professores se destacando em eventos científicos nacionais é a confirmação de que o modelo de Ensino Médio Integral do Piauí está no caminho certo. Estamos formando jovens protagonistas, criativos e preparados para os desafios do futuro. Essa é a essência das Escolas Seduc: unir conhecimento, tecnologia e propósito social”, avalia.

O Piauí figura entre os melhores do país no Ensino Médio, ocupando o 4º lugar no IDEB 2023 e o 1º do Nordeste, o que reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) com a formação integral, a inovação e o protagonismo juvenil.

A presença da professora e dos estudantes no encontro reflete o fortalecimento das políticas da Seduc voltadas à iniciação científica e à valorização da aprendizagem por projetos. Um dos destaques dessa política é o Programa PIBIC Jr., desenvolvido em parceria entre a Seduc e a Fapepi, que destina mais de R$ 2 milhões em bolsas de iniciação científica para 500 estudantes e 125 professores orientadores em todo o estado. A iniciativa incentiva o pensamento crítico e a curiosidade científica desde o Ensino Médio, aproximando os jovens da pesquisa e de soluções para desafios de suas comunidades.

VIII Encontro Nacional do PROFBIO

Reunindo professores da Rede Pública, pesquisadores, mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, o Encontro Nacional do PROFBIO contou com uma programação vibrante e plural, voltada ao fortalecimento da ciência como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e consciente.

O PROFBIO é um mestrado profissional em rede nacional voltado à formação de professores de Biologia da Rede Pública. Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o programa combina atividades presenciais e a distância, promovendo a qualificação docente e o uso de metodologias científicas e tecnológicas aplicadas ao ensino da Biologia.

Comente