Estudantes Seduc intensificam preparação para a primeira fase do Seduckathon 2025
Essa é competição que portas para intercâmbios internacionaisA poucos dias da primeira etapa do Seduckathon 2025, mais de 8.700 alunos da rede estadual de ensino mergulham nos estudos para enfrentar as provas objetivas e subjetivas que acontecem nesta sexta-feira (04/04). A competição, que abre portas para intercâmbios internacionais, exige dedicação e estratégia dos participantes.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Pereira, na zona norte de Teresina, a rotina de estudos está intensa. Sob a orientação do professor de Matemática Bruno Santos, os 27 alunos inscritos se preparam com foco em Inglês, tecnologia e empreendedorismo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Entre os participantes, Thaemilly Cristina, aluna da 3ª série do ensino Médio, vê no Seduckathon a chance de transformar um sonho em realidade. Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, ela quer usar o domínio do inglês para conhecer novas culturas. "A possibilidade de um intercâmbio me motiva muito. Sempre quis aprender inglês e viajar para países como a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Acredito no meu potencial e estou confiante nessa prova", afirma.
Embora sua formação seja em Matemática, Bruno Santos abraçou o desafio de preparar os estudantes para a competição. O entusiasmo e a determinação dos alunos o levaram a criar um grupo de estudos, sugerir conteúdos e aplicar simulados. "Peguei os conhecimentos que tinha em inglês e empreendedorismo e comecei a instruí-los. Eles estão se dedicando de verdade. Ver esse esforço acontecendo é muito gratificante", comemora o professor.

A dedicação dos alunos se reflete também no desempenho escolar. Para Ryan de Abreu e Ana Beatriz da Silva, inscritos na modalidade Empreendedorismo, o apoio do professor vai além do Seduckathon. "O professor sempre está nos motivando a estudar e aproveitar todas as oportunidades que a Seduc está nos proporcionando. Só o fato de estar estudando e aprendendo mais já faz tudo valer a pena", diz Ryan.
Primeira Fase do Seduckathon acontece nesta sexta-feira (04)
As provas acontecem simultaneamente em todas as escolas participantes e terão 60 questões, abordando conhecimentos específicos em áreas como:Tecnologia, Empreendedorismo e Língua Inglesa.
Nesta edição, o programa dobrou o número de intercambistas. Agora, 130 estudantes e 26 professores terão a chance de viajar para seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul. "Acreditamos que o intercâmbio amplia horizontes e desenvolve novas habilidades. Por isso, o governador Rafael Fonteles decidiu expandir o programa", explica o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Como funciona a seleção?
O Seduckathon é voltado para estudantes do Ensino Médio e oferece vagas em três categorias:
Seduckathon (100 vagas) – Para alunos de cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais.
✔ 1ª fase: Prova objetiva de tecnologia e inglês.
✔ 2ª fase: Desenvolvimento de projetos para resolver desafios das escolas.
✔ 3ª fase: Hackathon com apresentações em português e inglês.
Empreendedorismo (10 vagas) – Para alunos da disciplina Projeto de Vida, que devem apresentar um projeto inovador e fazer uma prova de conhecimentos em empreendedorismo e inglês.
✔ 1ª fase: Prova subjetiva.
✔ 2ª fase: Submissão de projeto.
✔ 3ª fase: Participação na Maratona Seduckathon.
Desempenho Acadêmico (20 vagas) – Destinada aos alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre do ano letivo.
"O Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora. Ele incentiva o protagonismo estudantil e abre portas para os jovens do Piauí. Com a ampliação do programa, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior", conclui o Secretário Washington Bandeira.