Governador entrega escola reformada e moderna na zona Sudeste de Teresina
Escola ganha quadra coberta, sala de saúde digital e estrutura para ensino técnicoO Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregam, nesta quarta-feira (21/05), a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Maria Modestina Bezerra, localizado no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina.

A inauguração marca um importante avanço na infraestrutura da escola, que agora passa a contar com quadra poliesportiva coberta – um sonho antigo da comunidade escolar – e a Sala de Saúde Digital, voltada para o bem-estar físico e emocional dos estudantes.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A escola, que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral com cursos técnicos em Administração com ênfase em Empreendedorismo e Programação de Jogos Digitais, atende atualmente 254 estudantes e recebeu um investimento total de R$ 2,8 milhões, incluindo estrutura, mobiliários e equipamentos.
O governador Rafael Fonteles ressalta o compromisso com a melhoria da Educação no estado. "Mais um passo dado na direção de universalizar as escolas do Piauí com a estrutura adequada para receber o tempo integral, curso profissional e técnico e, claro, garantir uma aprendizagem muito melhor para os nossos alunos. O mais importante, claro, que é a questão pedagógica, é esse novo modelo que coloca o aluno mais tempo na escola, com uma carga horária maior, com acesso a um curso técnico, e várias disciplinas inovadoras que vão ampliar o leque de oportunidade desses meninos e meninas. Então essa é uma escola que agora tem todos os equipamentos necessários para o desempenho integral dos jovens", afirma.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca o avanço da rede estadual de ensino no Piauí. “O Piauí já é o primeiro estado brasileiro a ter oferta de tempo integral com ensino profissional em todas as suas escolas de ensino médio, são 512, em todos os 224 municípios. E agora o que a gente está fazendo é acelerando as obras para deixá-las todas no modelo completo do tempo integral, com todos os espaços, com todos os recursos. Todas já estão adequadas ao tempo integral, mas nós queremos realmente que todas fiquem no padrão completo”, explica.

O diretor do CETI, Gerson Nascimento, comemora a entrega da reforma e modernização da escola. “A gente recebe com muita alegria, já era uma reforma que a gente estava aguardando, há 11 anos que a gente estava aguardando essa reforma, com cheio de novidades. Saúde Digital, laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de inovação tecnológica, então vai ser uma novidade para todos os nossos alunos, aonde eles vão aprender mais e mais alguns ensinos. A IA vai estar presente dentro da nossa escola, com a robótica, com o processo de Inteligência Artificial, então essa escola vai ser uma escola de referência para o nosso bairro”, relata.

A estudante Ângela Vitória destaca a importância da tecnologia no processo de aprendizagem. “O estudo e a tecnologia são coisas que se complementam, porque a tecnologia avançou e não dá pra ficar pra trás. Tem que melhorar tanto a aprendizagem quanto a forma que o professor ensina também, porque tem aulas online e tem pessoas que não têm acesso a vir pra escola e podem assistir online. Dentro da sala tem a digitação, como a robótica, que tem alunos que precisam disso, que eles gostam. E é uma forma de explorar o que o aluno mais gosta, do que ele mais se identifica”, opina.
