Governador entrega premiação que celebra escolas estaduais com melhor Ideb 2023
O encontro teve por objetivo reunir gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipesA Secretaria da Educação (Seduc) celebra nesta quinta-feira (05/09), as 50 escolas da rede pública estadual de ensino, representadas pelos seus respectivos gestores, que alcançaram os melhores resultados na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O encontro teve por objetivo reunir gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes das Gerências Regionais de Educação do Piauí (GREs) para alinhar metas, discutir ações e projetos voltados para a educação pública.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância de encontros com os gestores da educação pública do estado.
“Esse é um momento que a gente faz semestralmente com os gestores da educação pública do estado do Piauí. A gente deu uma orientação ao nosso secretário Washington Bandeira para que se aproxime bastante de quem faz a educação lá na ponta, é claro que nossa comunidade escolar é formada por alunos, por professores, mas especialmente os diretores das escolas, os gerentes regionais, os coordenadores têm um papel fundamental, porque são eles que tocam o dia a dia das unidades escolares, seguindo as recomendações e as orientações e determinações da Secretaria da Educação, que são decididos por mim e pelo secretário Washington, para exatamente garantir essa uniformidade da boa qualidade do processo de ensino de aprendizagem”, disse o governador.
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciou uma premiação como forma de reconhecer o desempenho das melhores escolas no Índice.
“Hoje nós vamos fazer a primeira edição do prêmio IDEB. E vamos premiar, reconhecendo o mérito, o desempenho, das 50 melhores escolas que obtiveram as maiores notas no IDEB do ensino médio em 2023. Escolas de todo o Piauí. E todos os profissionais da escola, diretor, merendeira, zelador, vigia, todos os professores vão ganhar um décimo quarto salário. E os estudantes que fizeram a prova no ano passado, vão ganhar um salário mínimo”, disse o secretário.
Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação, reforçou que buscar resultados na educação é essencial.
“Essa corrida por resultado, ela não é ruim. Ela é ruim se fosse só para ter ganho político. Ela é boa para os alunos. Então, assim, se a gente consegue ter uma ambição grande em relação àquilo que os alunos têm que aprender, têm que conquistar, que é pela educação que esses alunos vão sair do seu ciclo de exclusão, de pobreza, e que vão conseguir colocar de pé o seu projeto de vida, que é pela educação, essa corrida tem expectativas altas em relação aos estudantes de uma rede, é muito positivo. Eu queria que todos os governos estaduais estivessem nessa corrida”, comentou a presidente.