Governador inaugura reforma e modernização do Ceti Didácio Silva, em Teresina
A unidade recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões para melhorias na infraestruturaO governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta segunda-feira (31), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina. A unidade, reconhecida pelo bom desempenho de seus alunos em competições acadêmicas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões para melhorias na infraestrutura, aquisição de mobiliário e equipamentos.

“Com esse investimento na infraestrutura física e tecnológica, adequando o padrão de qualidade e, portanto, os alunos vão render muito mais na aprendizagem. E aqui uma novidade, é a primeira escola que a gente vai apresentar o Piauí Saúde Digital dentro da escola. Na verdade, isso vai estar em todas as escolas da rede. Nós começamos com cinco escolas, uma delas”, anunciou o governador.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Com a modernização, o colégio agora conta com 12 salas de aula, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, vestiários, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta. O governador destacou que, com esses investimentos, a escola poderá alcançar resultados ainda melhores na aprendizagem.

“Mais uma escola inaugurada de tempo integral, novinha, 100% climatizada, modernizada, ampliada, com investimento de mais de 3 milhões e meio de reais para mais salas de aula, laboratório de ciência, laboratório de informática, sala de atendimento educacional especializada, quadra reformada, refeitório climatizado e reformado e uma sala especial do Piauí Saúde Digital. Essa parceria nossa com a Secretaria da Saúde, nós vamos levar todas as escolas da rede até o final do ano”, descreveu o secretário de Educação, Washington Bandeira.

Os alunos do Ceti Didácio Silva se destacaram em 2023, conquistando 25 medalhas em olimpíadas do conhecimento, abrangendo áreas como Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Física e Ciências. No Enem 2024, a escola celebrou 58 aprovações, incluindo três estudantes que obtiveram as primeiras colocações em seus cursos.

A iniciativa faz parte do plano da Secretaria da Educação (Seduc) de transformar todas as escolas do ensino médio do Piauí em unidades de tempo integral, garantindo estrutura adequada e a oferta de cursos técnicos integrados. No Ceti Didácio Silva, os 460 alunos têm acesso a formações em Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais, ampliando suas oportunidades profissionais.

A escola também passou a contar com uma sala do Programa Saúde Digital, que oferece teleconsultas médicas para estudantes, pais e funcionários. Para a diretora Valdália Mateus, a entrega da reforma no ano de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) representa um avanço para a instituição.
"Alegria, porque a escola já tem bons resultados, com a infraestrutura, a forma que está, com toda essa reforma, só tende a melhorar e avançar para que tenhamos um IDEB de sucesso", abordou a diretora do Ceti, Valdalia Mateus.
