Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Oficina Olímpica promove inclusão e cidadania na Vila Irmã Dulce em Teresina

Jovens da comunidade participaram de modalidades esportivas em evento do Governo do Piauí
Redação

A Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina, foi palco das finais da Oficina Olímpica, evento realizado pela Associação Juntos para Ajudar Irmã Dulce, e com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes - SECEPI. Durante os dias 11 e 12 de dezembro, os jovens da comunidade tiveram acesso gratuito a várias modalidades esportivas, entre elas o voleibol, basquete e futebol.

Foto: ReproduçãoOficina Olímpica promove inclusão e cidadania na Vila Irmã Dulce em Teresina

Para Ildezia de Miranda Rocha Barbosa, representante da associação responsável pelo evento, o Desporto Educacional deve ser compreendido para além de sua forma institucionalizada, ou seja, como toda forma de atividade física que contribua para a aptidão física, o bem-estar mental, a interação, a inclusão social e o exercício da cidadania.

De acordo com a organizadora, a proposta do Desporto Educacional é utilizar o esporte como fator de mudança social para além da performance, buscando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, considerando sua realidade sociocultural e os considerando como indivíduos capazes de fazer mudanças em sua comunidade, os empoderando e apresentando caminhos por meio das vivências no esporte.

“O projeto OFICINA OLÍMPICA na Vila Irmã Dulce, vai oportunizar a melhoria das condições de vida de crianças, adolescentes (alunos), por meio de
ações de caráter socioeducativo visando a garantia de direitos sociais e o fortalecimento da cidadania”, disse Ildezia de Miranda Rocha Barbosa.

Foto: ReproduçãoOficina Olímpica promove inclusão e cidadania na Vila Irmã Dulce em Teresina

O jovem Natan Alencar, de 17 anos, disse que ficou feliz com a iniciativa, pois para ele foi uma oportunidade de aprendizado e de prática esportiva perto de casa. De acordo com o jovem, a região da Irmã Dulce era carente desse tipo de ação, fato que acabava deixando os jovens em situação de vulnerabilidade.

“Gostaria de parabenizar os organizadores pela Oficina Olímpia l. Quem é de comunidade carente, sabe muito bem o motivo para tanta alegria, pois o nosso sentimento é que não estamos abandonados pelo poder público”, disse Natan Alencar, afirmando que agora os jovens que participaram do projeto, despertaram para a importância das práticas esportivas.

O projeto OFICINA OLÍMPICA na Vila Irmã Dulce, vai difundir e estimular as práticas esportivas. Foram realizadas análises internas no intuito de verificar a assimilação dos alunos e os índices de desenvolvimento, evolução esportiva, educacional e familiar.

Comente