Oficina Olímpica promove inclusão e cidadania na Vila Irmã Dulce em Teresina
Jovens da comunidade participaram de modalidades esportivas em evento do Governo do PiauíA Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina, foi palco das finais da Oficina Olímpica, evento realizado pela Associação Juntos para Ajudar Irmã Dulce, e com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes - SECEPI. Durante os dias 11 e 12 de dezembro, os jovens da comunidade tiveram acesso gratuito a várias modalidades esportivas, entre elas o voleibol, basquete e futebol.
Para Ildezia de Miranda Rocha Barbosa, representante da associação responsável pelo evento, o Desporto Educacional deve ser compreendido para além de sua forma institucionalizada, ou seja, como toda forma de atividade física que contribua para a aptidão física, o bem-estar mental, a interação, a inclusão social e o exercício da cidadania.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
De acordo com a organizadora, a proposta do Desporto Educacional é utilizar o esporte como fator de mudança social para além da performance, buscando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, considerando sua realidade sociocultural e os considerando como indivíduos capazes de fazer mudanças em sua comunidade, os empoderando e apresentando caminhos por meio das vivências no esporte.
“O projeto OFICINA OLÍMPICA na Vila Irmã Dulce, vai oportunizar a melhoria das condições de vida de crianças, adolescentes (alunos), por meio de
ações de caráter socioeducativo visando a garantia de direitos sociais e o fortalecimento da cidadania”, disse Ildezia de Miranda Rocha Barbosa.
O jovem Natan Alencar, de 17 anos, disse que ficou feliz com a iniciativa, pois para ele foi uma oportunidade de aprendizado e de prática esportiva perto de casa. De acordo com o jovem, a região da Irmã Dulce era carente desse tipo de ação, fato que acabava deixando os jovens em situação de vulnerabilidade.
“Gostaria de parabenizar os organizadores pela Oficina Olímpia l. Quem é de comunidade carente, sabe muito bem o motivo para tanta alegria, pois o nosso sentimento é que não estamos abandonados pelo poder público”, disse Natan Alencar, afirmando que agora os jovens que participaram do projeto, despertaram para a importância das práticas esportivas.
O projeto OFICINA OLÍMPICA na Vila Irmã Dulce, vai difundir e estimular as práticas esportivas. Foram realizadas análises internas no intuito de verificar a assimilação dos alunos e os índices de desenvolvimento, evolução esportiva, educacional e familiar.