Piauí e outros dois estados conseguiram alcançar meta do ensino médio no Ideb 2023
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14/08), pelo MEC e InepO Piauí teve uma das três redes estaduais do país, que atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14/08), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Estados como Espírito Santo, Paraná, Ceará e Pará têm notas até maiores do que as do Piauí. No entanto, não bateram a meta de 2021 estabelecida em 2007 para eles.
O governador, Rafael Fonteles (PT) comemorou o resultado divulgado.
O Piauí avança mais uma vez na educação e se consolida como o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, divulgado hoje pelo MEC. Esse é um reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade.
Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas. E isso é apenas o começo! Pra cima!!!
Considerando somente os dados da rede estadual, o Ensino Médio do Piauí apresentou um crescimento muito significativo, saltando da 9ª para a 6ª colocação no Brasil.
“Saímos de 4,0, em 2021, para 4,3, em 2023. Estamos entre as três únicas redes estaduais que cumpriram a meta definida pelo MEC e fomos a que mais superou a meta no Brasil”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Piauí alcançou 5,9 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,8 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021).
Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, a meta também foi atingida com 5,2 pontos. Já no ensino médio, o Piaui registrou 4,5 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado.