Professores e gestores da Seduc embarcam para missão em Singapura
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa é uma experiência transformadoraImagine sair do Piauí direto para o país que ocupa o topo do ranking mundial em educação. Pois é exatamente isso que está acontecendo. Nesta sexta-feira (04/04), um grupo de 30 professores e gestores da Rede Estadual de Ensino embarcou no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, rumo a uma experiência que promete marcar para sempre a história da educação piauiense: uma imersão educacional em Singapura.

O destino não poderia ser mais simbólico. Singapura é referência global quando o assunto é qualidade de ensino. Está em 1º lugar no PISA, exame internacional que avalia o desempenho de estudantes em leitura, matemática e ciências. E é lá, no prestigiado National Institute of Education (NIE), que os nossos educadores vão viver essa jornada única de aprendizado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Durante a missão, os educadores piauienses vão participar de uma formação completa que inclui desde inovação tecnológica até estratégias de gestão escolar e desenvolvimento socioemocional. Eles vão explorar, por exemplo, como funcionam o Virtual Learning Centre (VLC), os programas de suporte acadêmico, os modelos de liderança escolar e as soluções inovadoras que fazem de Singapura uma potência em educação.

O intercâmbio é resultado de uma cooperação firmada entre o Governo do Piauí e o NIE. O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, estiveram em Singapura em março do ano passado e viram de perto como o país transformou sua educação em um modelo a ser seguido por todo o mundo. Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa é uma experiência transformadora.
“Essa viagem é mais do que um intercâmbio: é um divisor de águas. É a educação do Piauí rompendo fronteiras, com coragem, planejamento e vontade de fazer diferente. É sobre plantar hoje as sementes de um futuro onde cada sala de aula no nosso estado possa se beneficiar do que há de mais avançado no mundo. A revolução na educação do nosso estado está em curso e o embarque desses 30 profissionais com missão de transformar e multiplicar o conhecimento que adquirirem em Singapura é mais um passo de tudo que está acontecendo por aqui”, ressaltou.

Raonix Sousa, professor de português no Ceti Francisca Pereira de Sousa Moraes, em Fronteiras, é um dos professores que participa da viagem a Singapura. Ele conta que se surpreendeu por estar entre os educadores escolhidos para vivenciar a experiência. "Até agora ainda estou me perguntando o que estou fazendo aqui. O que eu fiz de tão significativo? Mas aí você reflete, retrocede no programa de gestão de aprendizagem e nós percebemos que tem evoluído muito. Nossa escola alavancou, teve um avanço muito grande", conta.

A professora Julia Castelo Branco, do Ceti Raldir Cavalcante, em Teresina, comenta que a Secretaria de Educação reconheceu o esforço dela e de outros professores, e que agora o objetivo é trazer aprendizados de Singapura para serem aplicados no Piauí. "É um privilégio representar os professores. Fui selecionada junto com outros colegas por conta do desempenho nas olimpíadas, isso que fez com que eu estivesse hoje aqui. Em 2023 e 2024 fui finalista e semi-finalista nas Olimpíadas Nacionais de História, então a Seduc reconheceu nosso esforço, nosso trabalho, e nos leva a Singapura, país referência em educação, para que a gente possa trazer essas experiências para cá e também transformar a educação aqui no nosso estado", fala.
