Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Redação Enem: saiba como o tema poderia ser trabalhado e critérios de avaliação

Temática do envelhecimento já foi abordada em outras oportunidades e era esperada para 2025

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi realizado no último domingo (09/11) com a participação de cerca de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil. No Piauí, aproximadamente 120 mil candidatos responderam às questões de linguagens, ciências humanas e redação.

Foto: Conecta PiauíEnem
Enem

O tema da redação neste ano foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Nas últimas edições, o Enem tem abordado temas que tratam da exclusão e da falta de visibilidade de certos grupos sociais. Em 2025, a proposta de redação seguiu essa linha, trazendo à tona o envelhecimento e o etarismo, preconceitos e dificuldades vivenciados por pessoas idosas no convívio social.

Segundo Ageu Jr, professor de redação, o tema era esperado, já que o mesmo assunto foi abordado em outras oportunidades.

"Acredito que o tema foi esperado, pois se encaixa em uma temática ainda não explorada no exame. O tema do idoso não era cobrado desde 2009, em uma prova que foi cancelada. O Inep considera o cenário nacional e os acontecimentos do ano anterior. Observamos uma tendência de abordar questões sociais relevantes e atuais. O Exame Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Encceja) abordou, por exemplo, a democratização das creches, e o Enem reforçou a importância de discutir temas sociais contemporâneos. Destaco também que o concurso nacional de docência abordou o idadismo", comenta.

Foto: Conecta PiauíAgeu Jr, professor de redação
Ageu Jr, professor de redação

O professor destaca que o aluno que abordou assuntos históricos e atuais pode ter se saído bem, já que o passeio literário é um ponto importante que conta como repertório na hora da avaliação.

"Inicialmente, é importante contextualizar a questão na introdução. Uma abordagem histórica, como a figura do idoso na Grécia Antiga, que era tida como sábio e valoroso, poderia ser interessante, contrastando com a visão atual. Outra opção seria citar a Constituição Federal, artigo 229, que estabelece o dever do Estado e dos filhos de amparar os idosos", avalia.

Foto: Conecta PiauíEstudantes
Estudantes

Os cinco critérios de avaliação da redação do Enem são chamados de competências. Cada uma vale até 200 pontos, totalizando 1.000 pontos.

🧠 Competência 1 – Domínio da norma culta da língua escrita
Avalia se o candidato escreve de forma adequada às regras gramaticais, ortográficas e de pontuação do português formal.

💡 Competência 2 – Compreensão do tema e aplicação dos tipos de texto
Verifica se o participante entendeu corretamente o tema proposto e se conseguiu desenvolver um texto dissertativo-argumentativo com ideias bem estruturadas.

🔗 Competência 3 – Capacidade de organizar e relacionar ideias
Mede a coesão e a coerência do texto — se há encadeamento lógico entre os argumentos e se as partes do texto se conectam bem.

📚 Competência 4 – Uso de argumentos e repertório sociocultural
Avalia a capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos e opiniões, demonstrando conhecimento de mundo para sustentar o ponto de vista.

🤝 Competência 5 – Elaboração de proposta de intervenção
Exige que o candidato apresente uma solução concreta, detalhada e viável para o problema discutido, respeitando os direitos humanos.