Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

SEDUC premia estudantes vencedores da II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira

Cerimônia reuniu alunos e professores da rede estadual no Centro Cultural de Línguas

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) realizou, na tarde desta quarta-feira (12), a cerimônia de premiação da II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM 2025). O evento aconteceu no Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José (CCL), em Teresina, e reuniu estudantes, professores e gestores da rede pública estadual.

Participaram da etapa final 100 estudantes  (60 de inglês e 40 de espanhol) acompanhados por 35 professores. Durante o torneio, os alunos demonstraram habilidades práticas de comunicação, interpretação e expressão nas línguas estrangeiras. Os melhores colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de reconhecimento às Gerências Regionais de Educação (GREs) com maior número de alunos destaque.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes.

“Mais uma olimpíada que a Seduc promove com os alunos da rede pública. Em língua estrangeira moderna, é muito importante porque estamos preparando nossos jovens para serem cidadãos do mundo. Com a Olimpíada, eles têm um estímulo muito forte e saudável, aliado ao uso de tecnologia e plataformas como o English Central, que utiliza vídeos e inteligência artificial para tornar o aprendizado mais atrativo”, afirmou.

A diretora do Centro Cultural de Línguas, Francineide Martins, ressaltou o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.

“Essas Olimpíadas mostram o resultado do esforço dos professores e alunos. Através das aulas e do uso da plataforma English Central, os estudantes se conectam com o mundo, desenvolvendo desde a escrita até o speaking, em inglês e espanhol”, disse.

Entre os premiados, a emoção tomou conta. A estudante Joycilane Araújo, medalhista de ouro em espanhol, comemorou o resultado.

“Estou absurdamente feliz. Essa medalha é o resultado de muito esforço e dedicação. Estudo espanhol há anos e sempre contei com o apoio da minha família, professores e equipe da escola”, afirmou.

A programação segue nesta quinta-feira (13) com atividades de imersão linguística, oficinas e simulações que incentivam o uso prático das línguas, reforçando o objetivo da Seduc de formar estudantes bilíngues e protagonistas no cenário global.