Serviços de acolhimento atendem mulheres trans, bissexuais, lésbicas e travestis
O objetivo é garantir o acesso dessas mulheres em prol de combater a violência e a discriminaçãoOs serviços do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (CREG) e Florescer, oferecidos pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), por meio da Prefeitura de Teresina, funcionam de portas abertas para as mulheres trans, bissexuais, lésbicas e travestis. O objetivo é garantir o acesso dessas mulheres aos serviços de saúde, educação, assistência social, cultura e lazer, bem como prevenir e combater a violência e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Karla Berger, disse que essas mulheres sofrem diariamente com o preconceito, a violência e a exclusão.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“Essas mulheres sofrem diariamente com o preconceito, a violência e a exclusão. Elas têm direito a uma vida digna, com saúde, educação, trabalho e lazer. Queremos que elas se sintam acolhidas e respeitadas pela Secretaria da Mulher e pelos demais órgãos públicos”, afirmou.
Em Teresina, entre 2015 e 2017, foram registradas 1.038 notificações de violências contra pessoas LGBT no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), sendo 57% contra homossexuais e bissexuais e 43% contra travestis e transexuais.
A maioria das violências foi física (72%), seguida da psicológica (23%) e da sexual (3%)2. Esses dados, segundo Karla Berger, mostram a urgência da ampliação de políticas públicas de proteção e promoção dos direitos humanos da população LGBTQIAPN+.
As mulheres trans, bissexuais, lésbicas e travestis que quiserem participar dos serviços Florescer e CREG podem procurar os serviços nos seguintes endereços:
Sobre o Florescer
O serviço Florescer é um projeto que acolhe e empodera mulheres e suas crianças em situação de vulnerabilidade em Teresina. O serviço possui quatro unidades, localizadas na zona Sudeste, Norte, Sul e Zona Rural de Teresina. O serviço oferece oficinas, palestras e eventos sobre saúde, higiene, cidadania e empoderamento feminino. Além disso, o serviço oferece cursos de capacitação profissional em parceria com a Fundação Wall Ferraz.
Horário de Funcionamento:
- Segunda a Sexta
- Das 7:30 às 17:00 horas
Unidades:
- Florescer Norte
- Rua Antonio Pedro, 629 – Matadouro
- Florescer Sudeste
- Rua Santa Luzia, S/N – Alto da Ressurreição
- Florescer Zona Rural
- Povoado Salobro
- Florescer Sul
- Rua Mucuripe, S/N, Vila Santa Rita – Promorar
Sobre o CREG
O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia é um projeto que atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idade de 18 a 59 anos. O serviço oferece assistência jurídica, social e psicológica, além de ofertar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e cursos de capacitação profissional. O serviço também conta com a parceria da Guarda Maria da Penha, que monitora as mulheres que possuem medida protetiva.

Onde encontrar o CREG?
O Creg está localizado na Rua Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte e funciona de Segunda a Sexta, das 08:00 às 17:00h ou através dos telefones: (86) 3233-3798 / 99416-9451, que também é WhatsApp.
Fonte: PMT