Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

UFPI mantém greve após decisão do sindicato nacional pelo fim, diz ADUFPI

Uma nova assembleia deverá ser agendada para determinar se a UFPI mantém a paralisação ou não

A greve dos professores das universidades federais encerrou, na maioria das instituições do país, após 69 dias. O Andes (Sindicato Nacional das Instituições de Educação Superior) informou que a maioria das instituições filiadas optaram por acabar com a paralisação durante uma assembleia realizada neste domingo (23/06). Foram 33 votos a favor do fim da greve e 22 contrários. Porém, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve manter a paralisação, pelo menos pelos próximos dias, de acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

Foto: ReproduçãoUniversidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Segundo o Andes, o sindicato optou pelo fim da greve por "intransigência" do Governo Federal quanto às negociações salariais, tendo em vista que o governo Lula não se mostrou flexível em conceder reajuste salarial para a classe ainda no ano de 2024. De acordo com o sindicato, seguir sem aulas iria prejudicar os alunos das instituições federais.

O Conecta Piauí entrou em contato com a ADUFPI, que disse que, mesmo com a decisão nacional, a instituição irá manter as paralisações até segunda ordem. Uma nova assembleia interna da associação de professores da UFPI deverá ser realizada para determinar se a universidade irá continuar ou não com a paralisação.

Confira a resposta da ADUFPI:

"Na última quinta-feira, realizamos uma assembleia geral na qual foi deliberado por ampla maioria dos presentes pela continuidade da greve. Ontem, em Brasília, o sindicato nacional convocou as bases para dialogar sobre o movimento paredista no país, no qual novos encaminhamentos foram retirados para que sejam apreciados novamente pelas bases, e portanto, é possível que uma nova rodada de assembleias aconteçam para deliberar novamente pela continuidade ou pela saída coletiva da greve. A data para uma nova assembleia ainda não foi deliberada pela Diretoria, mas, vale destacar que a UFPI não é a única instituição em greve atualmente no país. Posterior a esta Assembleia caso a pauta de finalização da greve seja votada podemos então afirmar que a greve acabou. Mas por enquanto seguimos em greve."

Comente