No Piauí, concursos em áreas essenciais somam mais de 5 mil vagas
Certames em andamento reforçam pontos chave do serviço público estadualO Estado do Piauí tem investido na ampliação do quadro de servidores públicos por meio de concursos em áreas consideradas estratégicas. Estão em andamento seleções para a Polícia Civil, Secretaria da Saúde (Sesapi) e Secretaria da Educação (Seduc), totalizando mais de cinco mil vagas entre contratação imediata e formação de cadastro de reserva.
Na área da segurança pública, o concurso da Polícia Civil está com inscrições abertas até às 16h do dia 4 de novembro, são 416 vagas, dessas, 200 são para contratação imediata e 216 para cadastro de reserva. Os cargos contemplados são delegado (30 vagas), oficial de investigação (150), perito criminal (10), perito médico-legista (9) e perito odontolegista (1). Os salários variam entre R$ 7.210,48 e R$ 20.601,38. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcpi25. A primeira etapa do certame, a prova objetiva, está prevista para janeiro de 2026.
O concurseiro Arkadt dos Santos relata que está se preparando para os concursos previstos no estado, em especial o da Polícia Civil. Para ele, a inspiração vem dos pais, ambos servidores públicos. “Desde 2017, quando percebi que o mercado da Advocacia era muito grande e restrito, optei pelo concurso. Os Concursos que virão são uma grande chance e trarão mudança de vida e oportunidade para as pessoas. E o Rafael Fonteles, enquanto governador, ao investir em concursos está dando um grande passo para valorizar o Estado”, comenta.
Para a área da saúde, a Sesapi definiu a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora do concurso público que ofertará mil vagas ao todo, sendo 500 imediatas e 500 para cadastro de reserva. O edital deve ser publicado na segunda quinzena de novembro.
As vagas são distribuídas entre cargos de nível técnico e superior. No nível técnico, estão previstas oportunidades para técnico em enfermagem, técnico de laboratório, técnico em patologia clínica, técnico em radiologia, técnico em saúde bucal e técnico em segurança do trabalho. Já no nível superior, o concurso contemplará especialidades como médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, entre outras.
Na educação, o concurso de professores da Secretaria da Educação (Seduc) está autorizado e de acordo com o secretário Washington Bandeira o edital deve sair até o final deste ano com duas mil vagas imediatas e mais duas mil para cadastro de reserva. “Talvez seja o ano com a maior quantidade de concursos da história do Piauí. Somente na Secretaria da Educação (Seduc) serão 4 mil vagas para professor efetivo, sendo 2 mil imediatas e 2 mil para cadastro de reserva”, afirma Rafael Fonteles.