Delegação piauiense brilha e conquista 53 medalhas durante campeonato em Manaus
A competição reuniu atletas do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Roraima e PiauíO Ginásio de Lutas Sarah Menezes, na Morada do Sol, foi o cenário neste sábado (05/04), para uma homenagem repleta de emoção aos atletas, técnicos e dirigentes da Federação de Judô do Piauí (FPIJ), que representaram o estado com excelência na Etapa Regional I do Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô, realizada em Manaus.
A delegação piauiense encerrou a competição com um desempenho histórico: foram 53 medalhas, sendo 17 de ouro, 16 de prata e 20 de bronze, resultado que garantiu ao Piauí o segundo lugar no quadro geral, ficando atrás apenas do estado anfitrião, o Amazonas, que liderou com 62 medalhas.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Os judocas piauienses demonstraram equilíbrio entre as categorias. No masculino, foram 26 medalhas (9 ouros, 7 pratas e 10 bronzes). Já no feminino, as atletas brilharam com 27 medalhas (8 ouros, 9 pratas e 10 bronzes), evidenciando a força do judô praticado no estado. O Presidente da FPIJ, Reginaldo Azevedo, afirmou que foi uma competição desafiadora.
“Foi uma competição com altíssimo nível técnico, reunindo atletas do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Roraima e Piauí. Enfrentamos desafios logísticos para chegar até lá, mas mesmo assim conquistamos um resultado extraordinário. Ficamos muito perto do primeiro lugar. Só temos a parabenizar nossos atletas, técnicos e todos que fazem o judô piauiense acontecer”, destacou o presidente da FPIJ.

Um dos grandes nomes da competição foi o judoca e técnico Stanley Torres, que fez história ao conquistar sua 14ª medalha de ouro, consagrando-se o maior vencedor individual da etapa. Além das conquistas no tatame, Stanley também comemorou o desempenho dos seus alunos, revelando a emoção de dividir com eles o pódio.
“Levei oito alunos para Manaus, voltamos com seis medalhas, sendo quatro de ouro – contando com a minha. Ser campeão é sempre gratificante, mas ver meus alunos conquistando medalhas é ainda mais emocionante. O apoio estadual e o trabalho em equipe foram essenciais para esse resultado”, afirmou.

A competição também marcou a estreia vitoriosa de novos talentos do judô piauiense. Entre os destaques, a jovem atleta Yasmin Freitas, da Categoria Sub13, conquistou o ouro logo em sua primeira participação nacional:
“É uma alegria imensa. Primeira vez competindo e já volto com uma medalha de ouro. Me orgulho de mim mesma e da minha academia. Essa conquista vai ficar guardada no meu coração”, disse a judoca emocionada.

Outro estreante que ganhou os holofotes foi Phelipe Ramon ,Categoria Sub18 e Sub21, que mesmo em sua primeira participação, garantiu a medalha de prata e falou com orgulho sobre a emoção vivida no torneio e o apoio recebido da família.
“A pressão do ginásio, a torcida... foi tudo muito intenso. Mas me mantive calmo porque sabia que não estava sozinho. Quando contei para meu pai da medalha, ele chorou de alegria. Sentir esse apoio, mesmo à distância, é algo que levarei comigo para sempre”, contou.
