Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Governo lança Jogos Escolares Piauienses e Paralimpíadas Escolares 2024

Os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, com a participação de outros municípios

O Governo do Estado lançou na manhã desta quinta-feira (11/04), os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e as Paralimpíadas Escolares 2024. Os eventos serão promovidos pelas Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Durante a solenidade, houve um minuto de silêncio em homenagem ao atleta de canoagem Lívio Santos, vítima de afogamento no dia 15 de fevereiro, em José de Freitas.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíHomenagem ao atleta de canoagem, Lívio Santos
Homenagem ao atleta de canoagem, Lívio Santos

Os jogos são o maior evento de esporte escolar do estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), totalizando cerca de 4 mil alunos-atletas nas disputas.

"Minha marca vem melhorando a cada treino. Todo sábado treinamos na UESPI e estamos rendendo. Nossa expectativa é medalhar e viajar para o Jepis. Fui medalhista no Jeb's do ano passado, na modalidade atletismo. Quero melhorar minha marca", expressou o atleta José Hernandes.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíAtleta José Hernandes
Atleta José Hernandes

Desde o ano passado, os jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois, com a realização das Paralimpíadas Escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o estado.

"O governador colocou muito bem na palestra de segunda-feira, na apresentação do projeto de desenvolvimento a longo prazo do estado do Piauí. A diretriz primeira é o super choque educacional intercológico, expandindo, universalizando o modelo da escola de tempo integral, com o ensino profissional, com as disciplinas inovadoras. E uma educação verdadeiramente integral tem a cultura, o esporte dentro de seu contexto", abordou o Secretário de Educação, Washington Bandeira.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretário de Educação, Washington Bandeira
Secretário de Educação, Washington Bandeira

JOGOS DESTE ANO

Neste ano, os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, oportunizando a participação de pessoas dos 224 municípios piauienses, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos Jepis com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento.

"É o maior evento esportivo escolar que tem essa integração entre as redes municipais e estaduais, privadas também, em parceria com a Seduc, a Secretária da Pessoa com Deficiência, onde nós estamos cada vez mais ampliando. Ano passado foram 18 modalidades esportivas, passam a ser, este ano, 22 modalidades. Aumentamos também o número de polos, antes eram seus polos, iremos fazer as seletivas em sete polos, atendendo os 12 territórios", explica a secretária de esportes, Josiene Campelo.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSecretária dos Esportes, Josiene Campelo
Secretária de Esportes, Josiene Campelo

Outra novidade é a expansão do número de modalidades, passaram de 18 para 22. Neste ano teremos atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez. E estreando a esgrima, o tiro com arco, o triathlon e a natação em águas abertas. Dessa forma, crescendo as chances da conquista de mais medalhas.

"Estamos tendo mais diretores e coordenadores engajados, mais professores de educação física e professores desses atletas engajados e está acontecendo essa manilha de esportes também dentro do contexto educacional que é uma das nossas diretrizes", descreveu o governador Rafael Fonteles.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Os atletas selecionados nos Jepis representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. Em 2023 os atletas piauienses trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais. Sendo 22 medalhas de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas.

"O tempo que passei correndo foi uma experiência única. Nunca pensei que um dia eu poderia participar de uma corrida. Minha expectativa é tentar pelo menos o terceiro lugar para casa", disse o paratleta Vinicius Elizeu.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíParatleta, Vinicius Elizeu
Paratleta, Vinicius Elizeu

O atleta e treinador de judô, Stanley Torres, disse que a expectativa é conseguir bons resultados tanto no estadual quanto no nacional.

“A expectativa para os jogos escolares piauienses é que a gente consiga um número maior de classificações. Como o judô é um esporte que geralmente traz grandes medalhas nos jogos escolares brasileiros, a expectativa é que esse ano a gente aumente a quantidade de medalhas nesse campeonato nacional”, disse Stanley.

Foto: ReproduçãoStanley Torres
Stanley Torres

"A nossa expectativa é dar alegria para essas crianças, pois eu, como atleta, sei quanto é importante o Jepis na vida de uma criança. Eles ficam muito ansiosos, é um campeonato que eles gostam bastante e levam para o resto da vida com uma história bacana para contar. É uma competição como se fosse um "mundial" para eles, no modo escolar", comentou o treinador da Federação Piauiense de Wrestling, Ravi Borges.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíTreinador da Federação Piauiense de Wrestling, Ravi Borges
Treinador da Federação Piauiense de Wrestling, Ravi Borges

Comente