Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Marta e Gabi Zanotti na final do Rainha da América

Brasileiras rivais de Claudia Martínez
Redação

Gabi Zanotti (Corinthians) e Marta (Orlando Pride-EUA) estão na final do prêmio Rainha da América 2025, promovido pelo jornal El País (Uruguai). A dupla brasileira enfrenta a atacante paraguaia Cláudia Martínez (Olímpia) na eleição, definida por votos de jornalistas do continente. O resultado sai em 31 de dezembro.

Lançado em 2021 como complemento ao tradicional Rei da América (desde 1985), o troféu feminino homenageia a melhor jogadora das Américas. No masculino deste ano, sem brasileiros, Giorgian de Arrascaeta (Flamengo) disputa com Adrián Martínez (Racing-ARG) e Lionel Messi (Inter Miami-EUA).

Defensora do título, Zanotti, de 40 anos, foi o destaque do Corinthians em 2025. Artilheira das Brabas com 19 gols – seis na Libertadores, que garantiu a sexta conquista alvinegra e vaga na Copa das Campeãs da Fifa, em Londres (janeiro) –, a meia liderou também o sétimo Brasileirão, transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Marta, 39 anos, brilhou pela Seleção na Copa América (Equador). A camisa 10 marcou dois gols na final contra a Colômbia, foi eleita melhor da competição – também ao vivo na TV Brasil – e indicada à Bola de Ouro (France Football) pelo título na NWSL 2024 com o Orlando Pride.

Revelação paraguaia de 17 anos, Cláudia Martínez comandou o Sul-Americano e Mundial sub-17 (três gols), foi artilheira da Copa América adulta (seis gols, empatada com Amanda Gutierrez) e venceu a Supercopa pelo Olímpia.

O Brasil domina o prêmio: Tamires (Corinthians, 2021), Priscila (Inter, 2023; hoje América-MEX) e Zanotti (2024). Linda Caicedo (Colômbia, Deportivo Cali) venceu em 2022.