9º Congresso da Fetag-PI debate políticas para agricultura familiar em Teresina
Evento reúne sindicatos rurais de todo o estado e conta com a presença do governadorO Conecta Piauí esteve presente, na tarde desta quarta-feira (21), na abertura do 9º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares, realizado no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir), sede da Fetag-PI, em Teresina. O evento reúne sindicatos de todo o estado para discutir políticas públicas, direitos e o fortalecimento da agricultura familiar.
Durante a abertura, a deputada estadual Elisângela Moura destacou a importância histórica do congresso e o papel da federação ao longo das décadas. “Na verdade, hoje nós vamos iniciar o nosso 9º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais aqui do estado do Piauí. A nossa federação, a Fetag, já tem mais de 60 anos, uma entidade criada com a participação dos sindicatos de trabalhadores rurais. Esse congresso acontece de quatro em quatro anos e tem o objetivo de fazer um grande debate. Durante esses três dias, além das discussões temáticas e políticas, também vamos eleger a nova diretoria da Fetag, que irá trabalhar durante os próximos quatro anos”, afirmou.
O presidente da Fetag-PI, Antônio José, ressaltou que o congresso é um espaço de construção coletiva e definição de estratégias para o campo. “É um momento muito importante para nós. A cada quatro anos acontece o congresso da Fetag e esse é o 9º. Vamos passar esses três dias discutindo o nosso documento básico, olhando eixos como educação, saúde, políticas sociais e a organização da produção da agricultura familiar, para garantir o desenvolvimento rural sustentável e solidário, produzindo mais alimentos saudáveis para a sociedade”, disse.
Já o deputado estadual Francisco Limma destacou o papel dos sindicatos no enfrentamento das desigualdades no campo. “O enfrentamento da pobreza tem causas, e a concentração de terra é uma delas. O campo é a maior vítima disso. Por isso, é preciso organizar trabalhadores e trabalhadoras para enfrentar a concentração de riqueza e renda. Os sindicatos cumprem um papel fundamental na organização do povo do campo e na conquista de políticas públicas que melhorem a vida e garantam acesso aos bens de produção, inclusive a terra”, afirmou.
Presente na abertura, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reafirmou o compromisso do governo com a agricultura familiar. “Muito feliz de estar novamente aqui ao lado dos companheiros e companheiras da Fetag. Reafirmamos o nosso compromisso, como prioridade do governo, com o desenvolvimento da agricultura familiar. São quase um milhão de piauienses que vivem dessa atividade, que tem um papel relevante para todos nós, porque é a agricultura familiar que coloca comida na mesa e gera alimentos saudáveis para o nosso povo. A Fetag representa os trabalhadores e trabalhadoras rurais e é uma peça fundamental nessa estratégia de fortalecimento do campo”, declarou.
O 9º Congresso da Fetag-PI segue com programação ao longo dos próximos dias, reunindo representantes de sindicatos, polos sindicais e organizações parceiras para debater pautas relacionadas a direitos, sustentabilidade e desenvolvimento rural no Piauí.