Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Águas do Piauí atua para normalizar sistema após danos em São Julião

Com o deslocamento da balsa, houve o rompimento de uma das conexões submersas da rede
Redação

A Águas do Piauí mobilizou equipes técnicas para realizar reparos emergenciais na estrutura de captação do Sistema Piaus, após as chuvas recentes e os ventos intensos registrados por volta das 16h30 desta quarta-feira (18) na área da barragem provocarem o rompimento das correntes de ancoragem da balsa responsável pela captação de água.

O deslocamento da estrutura causou danos em uma tubulação submersa, afetando temporariamente a operação do sistema que abastece os municípios de São Julião, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras e Pio IX. 

Com o deslocamento da balsa, houve o rompimento de uma das conexões submersas da rede, localizada entre 7 e 10 metros de profundidade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final da tarde desta quinta-feira (19), com retomada gradual do abastecimento.

Desde que tomou conhecimento da ocorrência, a Águas do Piauí mobilizou equipes, que atuam de forma ininterrupta no local para realizar o içamento da tubulação submersa e a substituição da junta danificada. 

Segundo Luís Muniz, coordenador de Operações da Regional Semiárido Norte, a atuação imediata das equipes busca restabelecer o funcionamento do sistema com segurança.

“Assim que identificamos a ocorrência, mobilizamos nossas equipes para executar os reparos necessários com rapidez e segurança. O trabalho é técnico e exige cuidado devido à profundidade da tubulação, todas as medidas estão sendo adotadas para normalizar o funcionamento do sistema no menor tempo possível e assegurar a retomada do abastecimento nas cidades atendidas pelo sistema”, afirma.