Águas do Piauí registra três furtos de cabos e afeta abastecimento em Picos
Os três furtos ocorreram nos dias 29 de janeiro, 1º e 3 de fevereiroA Águas do Piauí registrou três furtos de cabos elétricos no poço de abastecimento localizado na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, centro de Picos, que atende os bairros Centro e Boa Sorte. Os três furtos ocorreram nos dias 29 de janeiro, 1º e 3 de fevereiro, comprometendo momentaneamente a operação do sistema e o abastecimento de água na região.
Todos os casos foram notificados às autoridades de segurança e a empresa aguarda o aprofundamento das investigações. O poço voltou à operação no final da tarde da última terça-feira (03), após a reposição dos cabos furtados e a adoção de medidas adicionais de segurança.
Como resposta imediata à reincidência dos furtos, a Águas do Piauí realizou a reposição dos cabos de aterramento com proteção em tubo, reduzindo a exposição e dificultando o acesso. A concessionária também avalia o cercamento ou a construção de muro no entorno do ativo como medida complementar de segurança.
De acordo com Luís Muniz, coordenador de operações da Regional Semiárido Norte, a adoção de novas estratégias é necessária diante da repetição dos crimes. “Situações como esta, seja furto ou depredação, causa um enorme prejuízo à comunidade, que sofre diretamente com o impacto do desabastecimento”, afirma.