Alunos do IFMA desenvolvem aplicativo para otimizar tráfego na Ponte Metálica
Ferramenta permitirá que motoristas acompanhem em tempo real a abertura e fechamento do semáforoA Ponte Metálica, principal ligação entre Teresina (PI) e Timon (MA), é utilizada diariamente por cerca de 70 mil condutores. Para muitos, a incerteza sobre o momento de abertura e fechamento do semáforo tem sido um grande transtorno. Buscando solucionar esse problema, alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram um aplicativo que informará, em tempo real, o status do semáforo, ajudando motoristas e motociclistas a planejarem melhor seus deslocamentos.

O professor Abílio Coelho, orientador do projeto, explica que a iniciativa surgiu de uma necessidade real: “O projeto nasceu de uma dor minha, pois sou usuário da ponte. Com essa tecnologia, o motorista poderá visualizar no celular se o semáforo está aberto ou fechado e o tempo restante para mudança, podendo decidir se espera ou busca uma rota alternativa.”
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o aplicativo será disponibilizado para dispositivos Android e iOS. “Utilizamos a mesma tecnologia adotada por grandes empresas como Uber, Netflix e PayPal. Com isso, conseguimos criar um único código e exportá-lo para ambas as plataformas”, detalha o professor.
A solução tecnológica também pretende contribuir para a fluidez do trânsito na região. “Com a tecnologia, podemos minimizar problemas como congestionamentos e melhorar o fluxo de veículos. Esperamos que o aplicativo traga benefícios significativos para os condutores de Teresina e Timon”, conclui Abílio Coelho.
Ainda não há uma data oficial para o lançamento do aplicativo, mas a expectativa é que ele esteja disponível em breve para a população.