Anvisa manda recolher detergentes Ypê por risco de contaminação
Agência identificou riscos de contaminação microbiológica em 359 lotes do detergente lava-louçasA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (09/05) a venda, distribuição e uso de determinados lotes de detergentes Ypê devido a um “potencial risco de contaminação microbiológica”.
Segundo o Diário Oficial da União, todos os detergentes da marca foram afetados. Esses produtos foram fabricados principalmente entre julho e dezembro de 2022. A maioria dos lotes em questão termina com os números 1 e 3, mas há outros na lista completa.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
No entanto, outros produtos de limpeza da Ypê não foram afetados. A Anvisa identificou divergências na fórmula química desses detergentes. A fabricante, Química Amparo, está realizando o recolhimento voluntário dos produtos.
A Química Amparo afirma que o recolhimento foi realizado para os produtos que estavam à venda há mais de um mês. Embora a diferença na fórmula não represente risco à saúde ou segurança do consumidor, em alguns casos, é possível perceber a variação de perfumes pelo olfato.